Siga-me no Twitter em @vascofurtado

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Retrospectiva 2007 I

O hábito das mídias convencionais de realizar uma retrospectiva ao final de um ano acabou gradativamente fazendo crescer em mim o interesse em realizar uma retrospectiva do que escrevi no blog este ano. Na verdade fazer uma retrospectiva de textos escritos e que estão acessíveis a todo instante não me parecia algo muito óbvio. Veio-me então a idéia de escrever um meta-texto (!?). Em computação se usa freqüentemente o termo meta para definir uma forma de recursão de um conceito. Ou seja, um meta-texto é um texto sobre textos. Tentarei refazer a estória do blog descrevendo os momentos e motivações dos textos que escrevi (evidentemente, não de todos). Deu-se assim um texto pleno de links aos textos originais, mas que, espero, seja por si só compreendido. O texto possui três etapas que representam a cronologicamente os momentos vividos na Califórnia (até Abril), os momentos de adaptação no retorno (até Outubro) e os momentos atuais. Vamos começar. A aventura californiana foi-me uma experiência marcante onde pude vivenciar o espírito empreendedor dos que vivem no vale do silício. Muito desse empreendedorismo é voltado a Web e acabei virando um Web-holic (algo como viciado na web). No momento californiano comparações com a realidade brasileira me vinham sempre a cabeça (ensino, solidariedade, valores, corrupção, patriotismo, foram motivos de reflexões, muitas vezes, comparativas. Ao se estar longe e vivendo em um outro contexto pode-se mais facilmente perceber algumas coisas negativas que fazem parte do cotidiano brasileiro e que nos passam despercebidas quando se está aqui. A televisão, em especial as telenovelas, bem como a questão da censura são exemplos de assuntos que sempre estiveram em meus textos. Segurança Pública logo se tornou um dos temas majoritários de reflexão. No final de fevereiro e começo de março escrevi nove textos sobre esse tema (introdução , Diagnóstico, Plano real da Segurança, Quem Vai Fazer a Segurança, E Porque Já Não Fizeram , A Consultoria Bratton , Metodologia Bratton, Compreendemos Porque Precisamos de Um Sistema Prisional Melhor? e Impunidade exemplar ). Lembro-me bem de meu estado de espírito ao escrever esses textos. Estava movido por um imenso desejo de voltar ao Brasil e contribuir com a Segurança Pública. Meus estudos na Califórnia, além da Web, tinham se voltado para a questão e sentia que estava adquirindo um conhecimento teórico que se aliava com a minha prática vivida. O convite para participar do Fórum Brasileiro de Segurança foi outro fator que fortaleceu esse sentimento. Os nove textos são uma mescla de histórias de minhas experiências com algumas constatações advindas dessa vivência. Março foi o mês que mais produzi textos. Foram 26 ao todo (quase um por dia). Além da segurança, a tecnologia começou a ocupar espaço não só com a Internet mas com as novidades vivenciadas em Stanford. Tive tempo ainda para falar de uma das atividades que mais me dá nostalgia: a leitura de bons livros. Estava freqüentemente caçando novidades nas livrarias e pude comentar brevemente vários livros excelentes que li. Não posso deixar de mencionar que o mais interessante dos livros é The Wealth of Networks. Abril estava chegando e a hora de voltar ao Brasil também. A expectativa da volta e o sentimento de agradecimento aos amigos que deixava formaram os momentos mais emotivos do Blog. Aqui considero que se fechou um momento de minha vida em 2007 e conseqüentemente do Blog. Esse momento foi marcado pelo entusiasmo com o vale do silício, com a aprendizagem que foi contínua durante esse tempo e com a expectativa de poder fazer “algo diferente” ao voltar ao Brasil. Essa expectativa vai marcar a segunda etapa do blog e que descreverei em um próximo texto.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tudo bem? Eu te descobri no BrasiWiki! e desejo sucesso para o site Wikicrimes. Eu te desejo um 2008 de Paz e Felicidade!

Anônimo disse...

Publiquei a matéria sobre o site Wikicrimes em meu blog no GloboOnliners http://www.globoonliners.com.br/icox.php?mdl=pagina&op=listar&usuario=2908&mostrar=meublog&refresh=action