Siga-me no Twitter em @vascofurtado

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Retrospectiva 2007 II

A segunda etapa da retrospectiva a chamei de adaptação ao retorno. Estava chegando da Califórnia e precisava encontrar-me de novo com os desafios brasileiros e cearenses. Um dos fatos marcantes deste momento foi meu entusiasmo com o conceito de cultura cidadã. Fazendo essa retrospectiva me parece lógico o porque desse meu entusiasmo. Não consigo pensar em uma sociedade melhor e mais justa sem que consigamos melhorar nosso comportamento. Desde posturas simples como andar com um cachorro nas ruas até ações viciadas que incentivam a insegurança e a sonegação, foi fácil perceber nossa crise de postura. Percebe-se ainda um enorme descrédito nas instituições públicas que, por sua vez, por estarem em sua grande maioria em estado lastimável dão razão para esse sentimento. A cultura cidadã explorada em Bogotá busca implantar ações concretas para incentivar o controle e a responsabilidade social. Escrevi vários textos sobre como ações inspiradas nesse conceito podem ser úteis para melhorar a limpeza pública, a segurança, a vida comunitária e a postura participativa. Mas nem só de cultura cidadã vive um blogueiro. O contato com alunos me levaram a criar textos didáticos sobre novas tecnologias e temas de pesquisa em computação como a web semântica. Havia (e ainda há) um hiato do que eu escrevia em termos de tecnologia, principalmente em se tratando de Web, e do que os leitores vivem no dia-a-dia. A Segurança não deixou de ser tema relevante, mas aqui não foi um momento fácil. O entusiasmo que tinha na Califórnia foi gradativamente cedendo lugar a uma inquietude e desapontamento que me mostraram que minhas contribuições não faziam parte do plano dos que coordenam a Segurança Pública no Estado. A participação no Fórum Estadual de Segurança deixou isso bem claro. O próprio retorno à Universidade não se deu sem traumas. Tinha esquecido o significava disputa por espaços e poder. O blog se tornou mais importante ainda, pois funcionava como uma terapia. Paradoxalmente, os textos ficaram mais lights , pois tinha medo de exagerar e transformar minha decepções em temas permanentes. Por fim, vale a pensa mencionar o interesse que comecei a demonstrar pela profissão de informática e do futuro da mesma. Mesmo a postura das mulheres quanto a isso foi alvo de reflexão. A parte final vem a seguir.

Nenhum comentário: