Siga-me no Twitter em @vascofurtado

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Blogs, Fotologs, VideoLogs, Web 2.0. Quem são os produtores de conteúdo?

Estou extremamente contente com a receptividade que tenho tido com este blog (embora ache que ele ficará mais interessante quando tiver mais comentários). Agora o que me surpreendeu, foram alguns comentários dando a entender que estou me tornando jornalista. Não pensei que algumas pessoas relacionassem os blogs aos jornalistas. Não deveria ser uma surpresa, pois fiz uma pequena busca na web e vi que quase todos os colunistas de jornais impressos e televisivos têm blog. Creio que isso se dá pelo fato dos mesmos serem acostumados a escrever e de já terem um público que é acostumado a lê-los. Jornalistas não precisam de blogs para veicular suas opiniões, pois podem fazê-lo com os veículos tradicionais, mas os blogs trazem a interatividade que não é tão facilitada em se tratando destes veículos. No entanto, minha opinião é de que blogs como outros mecanismos de produção e difusão de informação como videologs, fotologs e comunidades “on line”, são uma revolucão pelo fato de permitirem que qualquer um possa disponibilizar conteúdo sobre qualquer coisa. A conseqüência disso é o fomento a colaboração, interação e formação de redes sociais. Trata-se de um veículo de comunicacao eminentemente democrático. Além disso, o blog é também o instrumento para as pessoas que ainda hoje insistem em enviar indiscriminadamente e-mails para muitos destinatários versando sobre assuntos os mais diversos. Recebo diariamente mensagens de psicólogos, políticos, associações diversas, vendedores e todo tipo de gente sem que as tenha solicitado (estas mensagens indesejadas em informatiquês são chamadas de spams). Muitos agem assim por profundo desconhecimento do quanto se tornam inconvenientes. Sugiro que ao invés de ficar enviando spams, eles passem a ter seus blogs. Isto permitiria que somente os que estivessem realmente interessados em suas mensagens os lessem. Enfim, você que está lendo este blog, se não tem o seu, comece a fazê-lo. Exercite seu direito de escrever o que pensa (não se esqueça de fazer uma ligação com o Blog do Vasco!).

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande amigo Vasco, eu (Luiz Lolo) não tenho muita intimidade com blog´s, pois ecrever não é o meu forte, mas a sua explanação em relaçao ao mesmo é interessante. No meu caso, eu deveria criar um blog falando sobre música, pois é um assunto que naturalmente eu assimilo. Mas o tempo é outro meu amigo, pois alêm o meu robi eu estou muito acupado com outras coisa. Vou ver se eu pego essa nova mania e faço alguma coisa de interessante. Um grande abraço e lembraças para a familia.

Luiz Eduardo.....