Siga-me no Twitter em @vascofurtado

terça-feira, 12 de junho de 2007

Novos Livros !

Estou atualizando, ao lado, minha lista de sugestões de livros. Estou novamente tentando relacionar livros diversificados muito embora tenha lido recentemente muita coisa ligada a Internet e assim tenha tendencia a sugerir temas que lhe sejam relacionada. Os livros são os seguintes: The Wealth of Networks de Yochai Benkler , Linked de Laszlo Barabasi, The Wisdom of Crowds de James Surowiecki e Futebol: O Brasil em Campo de Alex Bellos. Novamente, peço ajuda para os que conhecem a versão em português dos livros em inglês.
Em The Wealth of Networks, Yochai Benkler faz uma análise de como a sociedade atual sofre impacto com a Internet. Suas análises quase sempre se direcionam para o aspecto legal visto que sua especialidade é o Direito. Questões como direitos autorais e patentes são detalhadamente abordadas. Foi certamente um dos livros mais interessantes que li nos últimos anos. Um verdadeiro tratado sobre a Internet e, em particular, a web 2.0, como vetor de mudança social.
Outro livro com temática semelhante é The Wisdom of Crowds. Nele o cronista do The New Yorker James Surowiecki desenvolve a idéia de que a sabedoria das massas é maior do que a de poucos iluminados. Este fenômeno é particularmente acentuado na era Internet e deve impregnar os negócios e as relações sociais no futuro. Em uma prosa leve e divertida ele trata de aspectos sociológicos nada simples com alto poder de convencimento.
Linked de Lazslo Barabasi foi o livro que me introduziu ao que é chamado por alguns hoje da ciência das redes. Desde então me apaixonei pelo tema e venho inclusive usando muito dos conceitos dessa ciência em minhas pesquisas. Basicamente,o que atenta o livro é de que há uma topologia de redes que se repete em diferentes fenômenos da natureza. Essa topologia é muitas vezes chamada de “Small World – Mundo Pequeno” porque mostra que mesmo em redes gigantescas, com muitas conexões, o diâmetro da rede (o caminho entre dois pontos quaisquer ) é pequeno. Vou dedicar um texto em breve somente para esses conceitos.
Em Futebol o Brasil em Campo, o jornalista inglês do The Guardian, faz uma análise interessantíssima da paixão brasileira pelo futebol. Trata-se de um olhar externo a uma das características mais acentuadas em nossa cultura: o amor pelo futebol. Há descrições de situações representativas e cômicas de personalidades do futebol brasileiro como Garrincha, mas há também descrições inusitadas de atores desconhecidos como os peladeiros da Amazonia.

Nenhum comentário: