Siga-me no Twitter em @vascofurtado
terça-feira, 31 de julho de 2007
A Cultura do Compartilhamento Através de Avaliações Coletivas
Outro exemplo da emergência da cultura do compartilhamento é o crescente aparecimento de avaliações de produtos e serviços na Web. Nos Estados Unidos isso já está totalmente consolidado. As pessoas ao irem a um cinema, hotel, comprarem um produto em uma loja, enfim em qualquer ação de consumo realizando um serviço ou comprando um bem, vão a Web e fazem uma avaliação deste serviço ou produto. É incrível como isso proliferou. Já faz parte do hábito do consumidor americano ler as avaliações (em inglês, chama-se review que ao pé da letra seria revisões em português). O mais interessante e que caracteriza perfeitamente a cultura do compartilhamento é que as pessoas fazem isso por puro voluntarismo, movidas pelo interesse de compartilhar com os outros suas experiências e opiniões. Por se tratar de avaliações feitas por pessoas que vivenciaram o serviço ou experimentaram um produto, elas ganham credibilidade mesmo que não sejam realizadas por especialistas. Isso não significa dizer que não existam avaliações de especialistas. Na verdade, identifiquei dois tipos de avaliações. Há sites especializados que realizam avaliações técnicas por especialistas, normalmente de produtos como o site CNET onde especialistas em eletrônica e computação fazem avaliações de produtos eletrônicos. Por outro lado, há os sites de prestação de serviço como as agencias de viagens que proporcionam espaço para os clientes avaliarem os produtos que lhes foram fornecidos. A livraria virtual Amazon possui um espaço para avaliações de livros feitas pelos leitores. Na minha estada em Stanford tive a oportunidade de assistir uma palestra do vice-presidente de pesquisa da Yahoo que disse que o futuro da web estará ligado a uma maior exploração dessa enorme base de avaliações que esta disponível atualmente e que cresce sem cessar. A idéia é que seja possível automaticamente aferir uma reputação ao produto ou serviço através das avaliações disponíveis. Cabe aqui novamente reforçar as recomendações de livros que discorrem sobre esse fenômeno: The Wisdom of Crowds (A Sabedoria das Massas) que está sugerido na coluna ao lado e Wikinomics (clique aqui para saber mais sobre o livro).
Marcadores:
cultura do compartilhamento,
review,
the wisdom of crowds,
web 2.0,
yahoo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário