Siga-me no Twitter em @vascofurtado

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Seu Doutor ou Seu PhD ?

Tenho sempre encontrado pessoas que confundem o significado da abreviação PhD. Uma coisa se sabe: é um termo pomposo para definir alguém com competência em um assunto! PhD significa em inglês Philosophy Doctor. As pessoas que fazem doutorado em países de língua inglesa recebem este título e podem ser chamadas de doutor. No Brasil todo mundo é chamado de doutor (por diversas razões como dinheiro, educação, poder, etc.). Doutor passou praticamente a ser pronome de tratamento como Sr. No resto do mundo os doutores são os médicos e aqueles que fizeram doutorado. Voltando a questão, PhD é a mesma coisa de Dr.( Dr. de quem fez doutorado!). Nos países de língua francesa, ao concludente de um doutorado diz-se ser um Docteur es Science - DSc. Alguns chegam a pensar que PhD refere-se a algo mais importante do que o doutorado e confundem com o pós-doutorado. Não tem nada disso. O pós-doutorado refere-se a um estágio que professores/pesquisadores fazem em Universidades, que não a sua de trabalho, com o objetivo de reciclagem e estabelecimento de colaborações. Corresponde ao que na maioria dos outros países se chama estágio sabático. Alguns países têm a praxe de permitir que professores/pesquisadores tenham um estágio sabático, de 6 meses a um ano, para cada sete anos de trabalho. O objetivo é manter o professor atualizado e motivado.

16 comentários:

Anônimo disse...

Muito esclarecedor.
obrigado.

Anônimo disse...

Muito bom.

Parabéns!!!

Vc poderia informar alguma fonte destas informações?

um abraço,

José Renato

Vasco Furtado disse...

No meu diploma de doutorado que fiz na Franca tem a explicacao para o DSc. Quanto ao PhD acabei sabendo por experiencias com amigos que fizeram doutorado em paises de linguas inglesas e durante o pos-doc pude confirmar.

Vasco Furtado disse...

Recentemente tomei conhecimento de um debate sobre o tema do blogo do Tulio Viana (http://tuliovianna.org/blog/?p=114)que onde os argumentos sobre se um advogado tem o direito de ser chamado de doutor foram amplamente postos. Nunca pensei que tivesse alguem que insistisse em tal argumentacao, mas depois percebo que nao deveria ter me surpreendido com os "doutores" advogados que temos no Brasil

Anônimo disse...

Obrigada.
Ao organizar um congresso com palestrantes brasileiros as múltiplas siglas que adoptaram confundiram-me. Fiquei esclarecida.

Maren disse...

Olá, estava pesquisando algumas coisas pelo google e encontrei esse seu post. Pois bem, até onde tenho conhecimento, por colegas, professores e pesquisa própria, o título PhD é adquirido quando realizamos um doutorado (em qq área) numa faculdade que possua como grade curricular básica o ensino filosófico. No Brasil não possuímos nenhuma faculdade que se encaixe neste quesito. Na América do Norte e na Europa há várias faculdades com base filosófica, porém nem todas! É preciso prestar atenção quanto a isso. Essa base filosófica não corresponde à algumas poucas aulas (as famosas pinceladas em filosofia), mas sim alguns meses usados no estudo dos princípios filosóficos. Realmente NADA comparado à ridícula filosofia que somos submetidos aqui no Brasil. Somente recebe o título de PhD quem realizou sua tese de doutorado com base filosófica, seja qual for a área de pesquisa. Mas a filosofia deve ser explorada.

Anônimo disse...

Muito útil o seu trabalho. Parabéns!

Anônimo disse...

Ok, mas Ph.D. hj em dia nao tem nd a ver com Philosophy.

Mais: no Brasil os professores são obrigados a se dividir entre a docência, a constante atualização acadêmica enquanto tocam seus projetos de pesquisa, que é o que lhes dá o sustento!

Brasil.

Ridenor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduardo Bueno/Eddie B. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduardo Bueno/Eddie B. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduardo Bueno/Eddie B. disse...

Ridenor por favor! Cuidado ao pedir apoio ao professor e usar "dá" (com o próprio acento no "a" já que é uma palavra oxítona terminada em "a" - muito bem) quando deveria usar o verbo "dar" que é o que realmente queria solicitar. (oops!) Conselho de amigo no caso esteja usando o verbo dar da mesma maneira em outros artigos. Boa sorte no trabalho. : )

Anônimo disse...

AQUELES QUE DESEJAREM FAZER UMA CONSULTA MAIS ELABORADA SOBRE ISSO PODEM LER O PARECER 977/65 DO MEC.

Anônimo disse...

E como é a abreviação para pós-doutor? PhD também?

Vasco Furtado disse...

Como não existe o título de pó-doutor, então não existe uma abreviação para isso também. Basta chamar de doutor usando Dr., PhD, ou outro conforme dito no texto.

Gustavo disse...

Quero agradecer o seu artigo, pois, vocÊ me esclareceu a respeito do assunto, este que realmente todo mundo tem dúvidas.
E sobre um comentário ai em cima de um anônimo o que sustenta um professor na maioria das vezes não é suas pesquisas e sim a própria sala de aula (infelizmente.