Siga-me no Twitter em @vascofurtado

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Gosto Muito de Você Leãozinho!

Lembrei-me dessa frase musical de Caetano Veloso para entitular esse texto onde saliento o quão considero importante os recentes resultados do time juniores do Fortaleza (o leãozinho) na Copa São Paulo de Futebol. Os que me conhecem de perto sabem o quanto sou afeito a discutir futebol, mas admito que não me motivo muito a discorrer sobre esse tema com freqüência no blog. Talvez porque já tenha gente demais falando na imprensa, ou porque sinta pouca motivação em empreender embates em outro ambiente que não as mesas de bar. O mundo virtual ainda não conseguiu me apresentar alternativas ao compartilhamento de cervejas! Não obstante, a campanha do Leãozinho me trouxe motivação. Quando reparei a tabela da primeira fase do mata-mata, percebi que haviam trinta e dois times e que destes só quatro eram do nordeste. Estar entre esses já me pareceu uma façanha. Passar para a fase seguinte, nem se fala. Tenho enfatizado sempre que precisamos dar mais valor aos jogadores da terra. Percebo uma incrível má vontade dos torcedores com os jovens que vêm das divisões de base. Algo instintivo e totalmente injustificável. Provavelmente, um estudo histórico e sociológico relacione esse comportamento com a nossa incapacidade de perceber o valor de nossa cultura, a riqueza de nossa terra e a fibra de nosso povo. Em algum momento, prevalece nossa mentalidade de colonizado e de achar que o que vem de fora é o melhor. Aliás, o fato da pesquisa datafolha sobre torcidas de futebol apontar que a maioria dos torcedores do Estado se dizem flamenguistas (17% contra 8% para Fortaleza e Ceará cada) fortalece essa teoria. Todos os anos nossos clubes de futebol contratam a preço de ouro jogadores veteranos (normalmente em final de carreira) de outros estados os quais, invariavelmente, frustram expectativas. Já deveríamos ter aprendido. O investimento nos jovens atletas como o que vem sendo feito pela atual e anteriores administrações do Fortaleza são dignas de elogio e constitui-se na via que pode trazer sustentabilidade ao pobre futebol cearense. Acho até que as diretorias dos clubes cearenses deveriam vender mais suas políticas de incentivo aos jovens (a construção do CT do Fortaleza é um bom exemplo). Tenho certeza que conseguem colher muito mais doações de torcedores, se buscarem apoio para a realização desse trabalho estrutural. É preciso saber mostrar que, além de uma alternativa inteligente para o crescimento do clube, trata-se de uma causa social e de desenvolvimento regional. Por isso torço e gosto tanto do Leãozinho.

Nenhum comentário: