Siga-me no Twitter em @vascofurtado

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Merda de Cachorro e Cidadania

Tenho observado um constante incremento no número de pessoas que passeia em locais públicos com seus animais de estimação, principalmente cachorros. Isso reflete uma tendência mundial e verificada com muita clareza na Europa e nos EUA. No entanto, nestes países há uma grande diferença. Os donos de cachorros têm a responsabilidade de limpar os excrementos deixados por seus animais. Aliás, essa responsabilidade também existe aqui, mas a diferença é que eles a assumem, nós não. Vi muito na Califórnia os donos de animais de estimação andando com uma espécie de luva de plástico que é usada com este fim. Em muitos parques, estas luvas são disponibilizadas em banheiros públicos da mesma forma que o papel higiênico. Mesmo na França onde esse problema é historicamente reconhecido, novas leis têm surgido com o intuito de penalizar os que não colaborarem com a limpeza pública. Infelizmente, em uma cidade como Fortaleza em que abundam casos de pessoas que jogam lixo de seu carro no meio da rua, parece ser pedir demais observar este detalhe, não? Mas considero que este fato é emblemático de nosso problema social. Não queremos assumir nossos deveres. Queremos ter direitos, mas os deveres... É mais fácil culpar o governo, a prefeitura, a empresa de lixo, etc. Essas pequenas coisas fazem uma diferença grande no final. Continuo dizendo que temos uma grande crise de cidadania e de consciência coletiva. Se aprendermos a respeitar os outros e os valores sociais, aprenderemos, em conseqüência, a cuidar melhor de nosso patrimônio público. Repito, podemos começar nós mesmos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu concordo. O brasileiro é um povo acostumado a reclamar dos outros e achar desculpas para si mesmo. Vivem reclamando do governo e não fazem nada para mudar o que eles acham que está errado ou que podia ser melhor, como resultado, nem tem esse algo corrigido ou melhorado e nem tem um governo que presta. Uma coisa puxa a outra.
Eu acredito que nosso povo precisa de um choque de DIY (do it yourself), que é o espírito que voce mesmo pode fazer as coisas, como melhorar sua casa por exemplo, esse espírito é bem presente no povo americano. É interessante observar que esse "movimento" foi originado de idéias anti-capitalistas e que os EUA, mesmo assim, é um país bém capitalista. Capitalismo compensa o trabalho, o trabalho é o que gera riqueza e é trabalho que falta no Brasil e sobra trabalho por fazer e se sobra trabalho, DIY (todos nós, no caso).

jedson disse...

so para ilustrar essa falta de cidadania outro dia no ônibus um mulher jogou um coco pela janela do onibus e disse que esta no direito de fazer isso o que gerou um discussão no ônibus que só acabou quando a mulher pediu desculpas e disse que não faria de novo mas isso tudo esta relacionado com respeito a algumas regras de convivência acho que não precisa ter muito valores para ser um cidadão apenas o respeito com a sociedade

hotspot_fortaleza disse...

O PROBLEMA É QUE O POVO PENSA QUE SER CIDADÃO É "VOTAR" E SOMENTE ISSO ... UMA PENA !!!

HOTSPOT FORTALEZA
http://hotspotfortaleza.blogspot.com/