Siga-me no Twitter em @vascofurtado

domingo, 4 de fevereiro de 2007

Empreendedores Sociais

O editorial de Nicholas Kristof no New York Times de 30 de Janeiro descreve alguns exemplos de um novo tipo de empresário na mesma linha de Muhammad Yunus, o vencedor do Nobel da paz por sua iniciativa de financiamento aos pobres em Bangladesh. Kristof chamou estes empresários de Empreendedores Sociais. Na África onde as crianças morrem de diarréia por falta de saneamento básico, Isaac Durojaiye abriu uma franquia de banheiros públicos. Ele fornece os banheiros para área menos favorecidas e desempregados se tornam os franquiados com a tarefa de educar o povo e coletar uma pequena taxa pelo uso do banheiro. Sessenta por cento do ganho fica com o franquiado e o restante financia a compra de mais banheiros. Na Austrália, um empreendedor social criou a Easy Being Green que distribui gratuitamente luzes e chuveiros elétricos de baixo uso de energia em troca de parte dos créditos na economia que os donos da casa têm em conseqüência do uso desses equipamentos menos gastadores. De posse dos créditos, a Easy Being Green os vende para a indústria que normalmente está no débito (usa mais energia do que tem direito). No final a Empresa ganha dinheiro e ainda ajuda a economizar energia. Kristof cita outros exemplos e conclui que estas iniciativas ilustram que mudanças positivas podem vir muito mais com criatividade do que com poder ou dinheiro. Ajudem-me a relacionar iniciativas de empreendedores sociais no Brasil.

Um comentário:

Vasco Furtado disse...

Comentario postado a partir de mensagem recebida por Elda por email. "Li os artigos datados de 27/ 01, 30/01, 31/01, 01/02 e 03/02, todos reais,expressando sua preocupação com a busca do conhecimento científico, social, político,essenciais ao desenvolvimento de um país, sem omitir a alavanca principal: educação.
Você manifesta preocupação com a realidade brasileira, no entanto, olhando por outro prisma,um raio de otimismo está a brilhar, quando um brasileiro como você leva o nome do Brasil além fronteiras .Um intelectual ousado, inquieto, criativo,que desenvolve projetos, pesquisas, na busca de inovações, pois
sabe-se que vivemos e convivemos com o colossal avanço tecnológico o qual vem favorecer melhor qualidade de vida, jamais conhecido por nossos ancestrais."