Siga-me no Twitter em @vascofurtado

terça-feira, 1 de março de 2011

Gastronomia à la Paulistana

Minhas recentes idas a São Paulo permitem-me confirmar a convicção de que esta cidade tem uma gastronomia extraordinária. Pode-se comer de tudo como toda grande metrópole mundial, mas não é somente a variedade que chama a atenção.

Em São Paulo, a culinária mundial encontra um espaço de transformação e adaptação sem igual. Recentemente cheguei a mencionar no Twitter o quanto acho gostosa a pizza paulistana. Hoje, sinto-me mais confiante para dizer que não é só na pizza que a culinária paulistana atingiu alto nível de qualidade. Dois exemplos de locais que visitei no último mês me permitem exemplificar o que quero dizer.

L ‘Entrecote de Paris é um restaurante com uma proposta excêntrica: servir única e exclusivamente este que é um dos pratos mais típicos do franceses. L `entrecôte é uma espécie de bife que vem acompanhado de batatas fritas e de um molho (normalmente béarnaise) e que está presente nos cardápios da grande maioria dos restaurantes franceses. Pois bem, L’Entrecôte de Paris em São Paulo serve uma carne ainda melhor que a dos franceses. A qualidade da carne e o molho super bem trabalhado dão um toque especial ao restaurante que não tem concorrente nem em Paris.

Mas estaríamos falando somente da nacionalização da culinária internacional? Não somente. O contexto nacional e regional tem também seu exemplo. No Brasil a Gosto pode-se comer uma cozinha regional das diversas partes do País de uma forma super elaborada e que não se vê mesmos nessas regiões. A manipulação dos ingredientes típicos nordestinos e amazônicos, por exemplo, é delicadamente feita tanto em termos de apresentação quanto de sabor. Ressalte-se os pratos preparados na forma de "bóias frias" (que de frias não têm nada). As generosas porções são servidas em cerâmica com tampa e envoltas em um pano de cores - exatamente como as usadas pelos bóias-frias, Brasil afora.

Só não encontrei ainda uma tapioca como a cearense. Alguém me indica alguma?

2 comentários:

Alexandre Menezes disse...

Vasco, não é só a cozinha mas o ATENDIMENTO que completa a experiencia de se sentir bem em SP. Eu tambem busco os melhores lugares aonde já estive e posso atestar a sua tese, em SAO PAULO temos os melhores restaurantes do mundo.

Quanto a tapioca experiemente o TABULEIRO, na Rua Ribeirao Claro (Vila Olimpia). É do Marcone, um baiano pra lá de alegre e das "cunhãs" que fazem uma tapioca nota 10.

Atendimento tambem é otimo.

Ah! muito proximo, a pé, pra experimentar almoco num DOMINGO nao perca o http://www.pracasaolourenco.com.br

Vasco Furtado disse...

Valeu pela dica Alexandre. Já está na minha fila.
Abco,