Siga-me no Twitter em @vascofurtado

quinta-feira, 10 de março de 2011

Mapa da Poluição Sonora

Essa semana que passou estive navegando pelo Wikimapps Barulho, uma criação conjunta da Wikinova e do Jornal O Povo, que visa criar um espaço de interação na web para os cidadãos interessados em denunciar abusos de poluição sonora.

Esse tipo de iniciativa tende a ser mais relevante agora que temos uma lei específica para coibir os abusos: a lei do paredão. Já são cerca de 350 denúncias feitas no mapa.

Em sua grande parte, percebo que as denúncias são sérias, bem fundamentadas e demonstram a real necessidade dos cidadãos de que providencias sejam tomadas. Em conversa com a equipe do Jornal O Povo recentemente enfatizei que temos que trazer o poder público para dentro do mapa. Fazer com que respostas sejam dadas aos denunciantes, por exemplo.

Acho também que, para o Jornal, o mapa do Barulho é rico de possibilidades. Pode gerar pautas muito interessantes. Vejam, por exemplo, essa denúncia que localizei no mapa (clique aqui para vê-la diretamente no Wikimapps Barulho). Um cidadão reclama que há um lava-jato clandestino que além da poluição sonora é responsável por poluição ambiental. E isso tudo há poucos quarteirões  da sede da regional III. Não merece uma investida jornalística? O que a regional III tem a dizer? E os proprietários do lava-jato?  Eles sabem da existência da denúncia? Conhecem o Mapa do Barulho? Seria inclusive um momento para divulgar a iniciativa e chamar o poder público à participação.


Nenhum comentário: