Estamos acostumados a ver os sucessos que nascem diariamente na Web. Aí veio o filme Rede Social para adicionar mais uma pitada na receita de popularização do sucesso explosivo. Mas será que é assim tão simples ganhar dinheiro na web?
As declarações de altos executivos do Twitter recentemente nos dão uma dica de que nem tudo é assim como parece. O Twitter montou sua estratégia de crescimento fundamentada no compartilhamento total das informações que lhe são enviadas (as mensagens de 140 caracteres dita Tweets). Bem em seu nascedouro, o Twitter criou uma API para permitir o acesso aos tweets, o que incentivou à criação de vários softwares, ditos clientes, como Hootsuite e Tweetdeck.
Depois que começou a crescer em popularidade Twitter viu-se num dilema. Que modelo de negócios lhe dará sustentabilidade? Para onde continuar crescendo? Decidiu então começar a restringir o acesso às suas informações e tem aconselhado a não criação de novas empresas que se baseiem no modelo de software clientes. Estes que eram considerados parceiros já não interessam mais ao Twitter, que não se contenta mais somente em prover informação. Quer também explorá-la.
Essas medidas antipáticas têm sido muito mal recebidas pelos admiradores do "jeito Twitter de ser", mas principalmente por aqueles que investiram num negócio fundamentado na exploração dos dados que seriam abertos pelo Twitter.
Pois é, mesmo os grandes da web também sofrem suas crises, porque nós aprendizes não podemos?
Um comentário:
Não concordo.. e acho que o twitter tem sim um modelo de negócio muito bem definido. Porém, pouco provável que eles mesmo queiram deixar isto aberto para as pessoas.. Pra ter uma noção o twitter no final de 2010 passou a valer U$ 3,7 bilhões. Será mesmo que uma empresa desse porte não tem mesmo um modelo de negócio ou uma cartada na manga? Acho muito improvável :) E outra, só pra lembrar que as pretensões iniciais do twitter era ser uma ferramenta simples de mensagens curtas para comunicação INTERNA de um escritório - o "Stat.us". O programa foi ganhando mercado e sendo refinado e atualmente é uma ferramenta de alcance mundial com sucesso. Nada mal né?!
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