Siga-me no Twitter em @vascofurtado

terça-feira, 29 de maio de 2007

Blogoesfera


Um estudo recente da Technorati sobre os blogs ao redor do mundo (clique aqui para ver o estudo) mostra uma onda em plena expansão e mesmo maturação em boa parte do mundo. Já existem mais de 70 milhões de blogs no mundo. 120 mil blogs são criados por dia. Uma surpresa do estudo é que o idioma com maior número de blogs é o japonês (36%) seguido pelo inglês(35%) e chinês(8%). Somente 2% dos blogs são em português o mesmo valor do francês. Mas a novidade mais surpreendente mesmo é o quanto os blogs começam a ameaçar a mídia tradicional. A Technorati mediu que em 2006 dos 100 sites de mídia e blogs mais populares, os blogs eram 12 entre os cem, mas que agora em 2007 eles já são 22. É a democratização da produção de informação. Aliás, hoje li uma reportagem no Estadão onde Steve Forbes, o editor da revista Forbes, comenta que vê esse contexto com bons olhos e como uma oportunidade para a mídia tradicional (clique aqui para ver a matéria). Ele acredita que os Internautas vão de mais em mais requerer informação confiável e assim os meios de comunicação com marcas valiosas vão lucrar com isso. Pode até ser. Ainda acho que uma aposta mais segura é a de que haverá a redução do poder da mídia tradicional.

Um comentário:

Robinson Rosário Pitelli disse...

Caro Prof.Vasco,
Muito boa essa citação. É bom ficar de olho nos números. Quanto à sua opinião, eu concordo com você ao apostar na redução do poder da mídia tradicional. Recentemente fui a um encontro sobre esse tema aqui em São Paulo, no Centro Cultural Banco do Brasil. Estavam lá para falar disso profissionais da internaútica como Marcelo Tas, Marcelo Rubens Paiva, entre outros.
Detalhes em http://tvuol.uol.com.br/ult2448u249.jhtm

Outro evento mais antigo, de 2005, foi a palestra do jornalista Caio Tulio Costa no MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA com o tema Jornalismo na Internet: Globalização e Credibilidade. Abordou o movimento global de concentração da mídia, a situação do mercado brasileiro, os modelos em desagregação, a convergência digital,etc.