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terça-feira, 29 de junho de 2010

Entender a (ir)racionalidade humana para economizar energia

Muito interessante a pesquisa desenvolvida em Harvard e MIT (Massachussets Institute of Technology) por cientistas da área dita economia comportamental. Eles investigam como as pessoas tomam decisões, que nem sempre são racionais, que acabam por fazê-las gastar mais energia do que o necessário, mesmo se isso lhes trouxer prejuízo.

Na verdade, os pesquisadores acreditam que por vezes essas atitudes são irracionais são porque as decisões são complexas e nem sempre o indivíduo tem a percepção dos riscos e benefícios. Por exemplo, ao se comprar um ar condicionado ou um carro os benefícios de se comprar um produto mais econômico muitas vezes só são percebidos com o tempo e fazer a conta não é evidente. Eles estudam que tipo de raciocínio errado os consumidores são induzidos a cometer. Muitas vezes somente a apresentação do produto e dos planos pode fazer os consumidores compreender melhor as vantagens e mudar suas decisões.

Outra forma de mudar o comportamento das pessoas é prover informações que permitam comparações, principalmente no tocante às relações sociais e controles implícitos que elas provocam nas pessoas. Alguns estudos sobre como apresentar a conta de energia são iluminadores. Além dos habituais relatórios do quanto foi gasto, os pesquisadores incluíram uma comparação com o quanto os vizinhos gastam. Só isso teve um impacto significativo na postura dos consumidores. Embora mensagens altruísticas de que precisamos melhorar o mundo podem ter efeito positivo, quando as mensagens são mais aplicadas a um contexto local, os resultados são mais palpáveis. Vejam mais sobre esses estudos aqui.


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