Siga-me no Twitter em @vascofurtado

terça-feira, 29 de junho de 2010

Fortaleza Salva pela Oposição ... de Luizianne

O episódio do estaleiro em Fortaleza é emblemático do quão pobre é nossa política. Fica claro que a maioria de nossos representantes não se pauta por nenhum ideal. Não há debates de idéias. Já tinha comentado que ao meu ver a questão do estaleiro deveria ser vista por um ponto de vista ideológico. Os parlamentares decidiram se posicionar somente em função de suas conveniências políticas.

A exceção à essa regra foi a Prefeita Luizianne Lins. Mostrou-se aguerrida e combativa como deve ser uma boa parlamentar de oposição. Eu já tinha escrito que achava que o Governador Cid Gomes tinha conseguido ressuscitar Luizianne. Antes do evento “estaleiro” Luizianne estava se afogando num mar de críticas ante sua inaptidão para administrar os problemas da cidade e propor soluções para os mesmos. O estaleiro a acordou e a levou a fazer o que faz de melhor: oposição. Fez oposição a Lula e a Cid. Demonstrou que quando se tem um ideal (não discuto o mérito) cria-se força para espernear. Quando não se tem, vive-se só fofoca politiqueira.

Agora, não esperem que a Prefeita venha propor e desenvolver alguma alternativa ao estaleiro para o Titanzinho. Teve tempo de sobra para fazê-lo e não fez. Não consegue nem fazer o que tinha prometido em campanha (vide Hospital da Mulher), quanto mais o que aparece repentinamente. Que sirva de exemplo a quem quer fazer oposição, ou melhor, a quem quer fazer política de uma forma geral: tenha uma ideia e lute por ela. Detalhe: mantenha (ou pelo menos tente manter) a coerência.

Nenhum comentário: