Siga-me no Twitter em @vascofurtado
quarta-feira, 10 de setembro de 2008
Dell está CrowdSourcing
Que título é esse eih? Para aqueles que não são de computação então! Eu me explico. Relembro que crowdsourcing significa produção de conhecimento em massa feita de forma distribuída e com pouco ou nenhum controle centralizado. Vários exemplos de crowdsourcing estão surgindo no mundo. Gostaria de descrever o exemplo da Dell, uma das empresas líderes no mundo na produção de computadores. Parece-me emblemático de como as grandes empresas estão dando atenção ao assunto. Em fevereiro de 2007 a Dell lançou o projeto chamado IdeaStorm (tempestade de idéias) com o modesto objetivo de permitir ao usuário se expressar e dizer a Dell que novos produtos eles gostariam de ver a Empresa produzindo. Em dez dias, uma chuva de pedidos para que a Dell lançasse suas máquinas com um sistema operacional com código aberto chamou a atenção dos executivos da Empresa. Desde então a Dell percebeu que estava diante de um novo fenômeno. As pessoas estavam ávidas por participar, mas a Empresa tinha que dar o retorno. Máquinas com Ubuntu(um sistema operacional baseado em Linux desenvolvido pela comunidade) passaram então a ser produzidas. Depois disso, nove tipos de laptops foram lançados baseados nas sugestões vindas do IdeaStorm. Percebam que isso não se faz da noite para dia. Exige muita paciência e investimento da Empresa para discutir com os usuários, detalhar, refinar e filtrar as idéias e mostrar sempre aos mesmos de que suas idéias estão sendo consideradas. Outro ponto importante é de que o retorno desse tipo de estratégia nem sempre é financeiro, mas acima de tudo de uma imagem de proximidade e cumplicidade com o usuário. No mundo de hoje computadores estão se tornado commodities. Já não é novidade que a escolha de uma marca de equipamento possa ser baseada simplesmente no sentimento de confiança e mesmo de carinho que o usuário tem pela marca. A Apple é um exemplo categórico disso. Usuários Apple são quase que torcedores da marca. A estratégia da Dell é um passo nessa direção e creio que deverá ser seguida por outras grandes. É esperar para ver.
Marcadores:
crowdsourcing,
Dell,
Gestão do conhecimento,
IdeaStorm,
the wisdom of crowds
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário