Siga-me no Twitter em @vascofurtado

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Inovação na Web e Desvatação de Culturas

Extremamente agradável minha visita ao espaço Gafanhoto(denominado de devastação de culturas) na semana passada. Só lembrando, Gafanhoto é um ambiente de colaboração na Web (espaço virtual), capitaneado por Cazé, e que consiste também de um prédio (espaço físico) na capital paulista. O pessoal do Gafanhoto, da Yahoo e da LiveAD (empresa de eventos) está de parabéns. Muita qualidade em todos os quesitos marcou o evento. Lá pude apresentar WikICrimes para uma platéia atenta e muito consciente dos desafios de um projeto dessa espécie e, por isso mesmo, com a capacidade de fornecer feedback muito enriquecedores. Não me decepcionei. A troca de opiniões foi muito valiosa e pude conhecer alguns atores importantes do contexto atual da web brasileira. A primeira coisa que me chamou a atenção foi o quão eclética era a platéia. Gente de todas as áreas, formações e idades. Pude inclusive conhecer o conterrâneo cearense Gilberto Knuttzz , do ueba e xpock, que está baseado aqui em Fortaleza, mas não nos conhecíamos. O debate sobre inovação na web foi o ponto alto do evento. O depoimento do pessoal da Yahoo reforçou as linhas gerais do que deve dirigir a inovação na Web. Muita interação com a comunidade, clientes e usuários e o lançamento de aplicações simples, que evoluam o tempo todo em função do feedback dos usuários. O Yahoo live (live.yahoo.com) é um exemplo dessas inovações e a transmissão do evento no Gafanhoto exemplificou seu uso (vejam abaixo uma foto da tela do Yahoo live que estava sendo projetada na sala). Pude abordar alguns aspectos que já fazem parte desse blog (veja textos sobre isso clicando aqui , aqui e aqui) , mas em particular, ressaltei a necessidade da proximidade Universidade-Empresa para fomentar inovação. Gozado é que logo em um Estado onde abundam Universidades de categoria, não vi participantes da PUC, USP, UNICAMP ou outras universidades. Mesmo que com adaptações ao contexto brasileiro, a maioria das iniciativas da web brasileira ainda está reproduzindo o modelo já bem sucedido no exterior. Há espaço para isso e sem dúvida é um bom começo, mas precisamos ir além. Uma característica marcante do mundo web é que a competição é global. Temos que pensar em criar soluções inovadoras que conquistem o mercado internacional. É aqui que se situa nosso grande desafio. Ainda hoje nossas grandes empresas (tradicionais) têm enorme dificuldade de se tornarem multinacionais. Se pensarmos num mercado global de cultura estamos mais entre os que têm cultura devastada. Estivemos sempre na defensiva e passivos nesse processo. Na web não poderemos cometer o mesmo erro e não consigo pensar que isso possa acontecer sem uma interação forte com o ambiente acadêmico (Yahoo e Google que o digam).

2 comentários:

Bruno Silva disse...

Interessante texto :)

Cumprimentos

Inovação & Marketing

Nelson Jr disse...


Boa Noite Amigo Vasco.
Tudo justo e perfeito com o amigo?
Sabes que fui tomado de surpresa, quando li a revista Info deste mês, pois na página 22 foi publicada uma notícia com o título " ASSALTOS NA WEB", onde é comentado que quem vai viajar a Belo Horizonte, Brasília, Recife, Rio de Janeiro ou São Paulo, pode contar com o serviço on line Citix (www.citix.net), pelo qual se sabe onde estão os locais perigosos nessas cidades. Falam ainda que o site é colaborativo, pois as vítimas podem alimentar o sistema. Também pretendem estender os serviços a outras cidades. O Site foi desenvolvido pelo CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados de Recife). Bem, a surpresa fica por conta de que, mesmo com o marketing que tu tens feito, alguém com uma idéia parecida com a tua, já conseguiu um belo espaço numa revista da área.
Fraternal Abraço

Nelson Jr