Siga-me no Twitter em @vascofurtado

terça-feira, 17 de junho de 2008

Everybody Wants to Rule the World

O título desse texto (significa algo como Todo Mundo Quer Governar o Mundo) é o nome de uma música do conjunto Tears for Fears. Foi um hino dos anos 80 de ode a liberdade. Bem típico das músicas deste grupo inglês que caracterizou-se pela mensagem de protesto com um forte viés psicodélico. Essa expressão do título foi a primeira que me veio à cabeça quando, na minha viagem a Itália, surpreendi-me enormemente com uma lei que regula o acesso a Internet por lá. Sob o argumento de que é preciso dar subsídios às forças de combate ao terrorismo, todo acesso a Internet deve obrigatoriamente identificado e é monitorado pelo Estado. Nos hotéis, nos cybercafés, escolas, em qualquer canto, o usuário que está acessando a rede deve estar identificado. Soube que em alguns outros países europeus há normas similares, mas nunca tão rígidas como as italianas. Me pergunto o quanto leis como essa não induzem a ilegalidade. De qualquer forma, ofereço aos amantes da liberdade e do Tears for Fears o vídeo abaixo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Existem leis desse tipo, além de muito piores em Cingapura, país asiático de regime ditatorial. Um amigo que morou lá por uns tempos certa vez postou sobre o assunto em seu blog e falou em um tom de 'brincadeira séria' que não mandassem mp3 do U2 ou fotos da Juliana Paes na Playboy, pois são artefatos protegidos por direitos autorais e, mesmo sendo via email, passa por um pente fino dos "arapongas" locais. Quem tiver curiosidade, acesse o blog superedge.blogspot.com Até Junho de 2007, se não me engano, os posts eram referentes à estadia dele naquele país asiático...