Siga-me no Twitter em @vascofurtado

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Eles Temem o Quê?


Essa semana que passou foi, para mim, marcante para a política cearense. Depois de uma matéria jornalística que relatava que o Gov. Cid Gomes tinha recebido um presente de um empresário para ir em seu (do empresário) jato particular ao exterior (durante as férias do governador), o deputado Heitor Ferrer fez uma solicitação na Assembléia para pedir maiores informações ao Governador. Não buscava nenhum veredicto, visava pedir informações.

A postura dos deputados foi mais um daqueles exemplos que nos faz perder crença no sistema político. Em particular ressalto a posição daqueles do PSDB que estão em “dúvida” se são oposição ou não (o que mesmo significa essa crise de oposição, eu não sei). O fato é que uma denúncia de irregularidade foi exposta. Mas eles todos (com a exceção do requerente Heitor) decidiram se omitir. Na verdade, essa atitude per se, não me surpreende muito. Afinal de contas as negociatas políticas estão aí diariamente expostas. Não há mais como ser ingênuo, nem como confiar nos representantes que lá estão.

Agora algo nessa história me chamou ainda mais a atenção e aumentou-me a repugnância. Trata-se da explicação dos deputados quando perguntados sobre a questão. Se limitavam a dizer nada com nada. Engoliam as palavras. Não tinham justificativas. O líder do PSDB não sabia o que dizer, mas soltou uma frase fantástica: “O governador Cid Gomes é um homem de bem”. Só tenho uma explicação para descrever tudo isso: tinham medo.

Mas estamos ou não numa democracia? Aliás, mesmo numa ditadura temos bons exemplos de pessoas corajosas. A covardia nunca foi páreo para idealistas. Mas nos dias atuais não há nem idéias, nem corajosos. Será que não percebem que o povo vê isso?

Acho apropriado assistir o vídeo da Dep. Cidinha Campos que circula na Internet. Continua recebendo menções de apoio pela coragem que representa. Pode até não ter provocado resultados concretos, mas como eles são nossos representantes, devem pelo menos expor nossa indignação que é cada vez mais crescente.

Nenhum comentário: