Siga-me no Twitter em @vascofurtado

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A Vigilância dos Cidadãos e a Credibilidade da Imprensa


A facilidade com que se bate uma foto ou se faz um vídeo hoje aliada à convocação dos meios de comunicação para que o cidadão participe mais ativamente dos problemas de seu cotidiano têm provocado resultados muito interessantes, mas igualmente mostrado os desafios que isto traz.

Recentemente, vi uma foto no Diário do Nordeste, enviada por um cidadão denunciando Policiais Militares que dormiam em serviço. Isso era impossível tempos atrás. O cidadão faz a denúncia e mostra a prova. Perfeito, não?

Como nada é perfeito, o desdobramento dessa estória não é tão previsível. A Polícia Militar refutou a afirmação de que os PMs dormiam, pois disse tratar-se de uma foto antiga de cerca de três anos. A assessoria da PM ainda aproveitou para dar uma tapa de luva de pelica no Diário do Nordeste pedindo mais critério na publicação de dados vindos do cidadão. Vejam-na aqui.

O fato é emblemático de uma dos grandes desafios da imprensa nessa nossa época de web 2.0. A mídia terá de mais em mais de encontrar um equilíbrio entre abrir-se para participação popular com a segurança que lhe mantenha credibilidade nas iniciativas. 

Nenhum comentário: