Siga-me no Twitter em @vascofurtado

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Turismo Internacional a Partir de Fortaleza: Longa Rota Ainda a Traçar

Triste saber que a Delta Airlines cancelou o vôo Fortaleza-Atlanta-Fortaleza. Considero triste mais por perceber nossa pobreza do que pela decisão em si. A única vez que tentei ir aos EUA partindo daqui pela Delta, tive uma tremenda duma chateação. O Vôo foi cancelado por “ motivos técnicos”. Tive que ir para São Paulo e acabei perdendo um dia de minha viagem. A Delta me reembolsou a diária do hotel que já tinha pago nos EUA, mas o incomodo e o dia perdido não têm preço. Se é para tratar o cliente assim, melhor não ter o vôo. Na época percebi que a rota não tinha muito futuro.

Acho que, além de campanhas internacionais de divulgação do Ceará,  como a  Secretaria de Turismo do Estado diz estar fazendo, ela deveria fazer uma campanha de divulgação nacional das possibilidades de vôo que partem de Fortaleza para o exterior. Fortaleza e seu aeroporto não podem sobreviver somente de passageiros cearenses. Não tempos um nível de renda que nos dê esse luxo. É preciso investir na possibilidade de ser um hub para conexões. Recentemente, quando estive na Finlândia, conversei com colegas pesquisadores do Amazonas e soube que nenhum deles fez o vôo para a Europa a partir de Fortaleza. Foram para São Paulo e de lá para Paris. Um trajeto muito mais longo do que se tivessem ido via Fortaleza. Eles argumentam que o pinga-pinga de Manaus até Fortaleza os desmotivou. 

O fato é que por mais que usemos o discurso de que o turismo é nossa principal vocação, os obstáculos que nos desafiam ainda são básicos.

Nenhum comentário: