Siga-me no Twitter em @vascofurtado

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Crowdsoucing Brasileiro: Faça sua moda

Um site para venda de camisetas estampadas pela Web. Nada mais simples e comum nos dias de hoje, não? Seria possível inovar nesse contexto? Brasileiros empreendedores do projeto Camiseteria mostram que isso é perfeitamente possível. Trata-se de um bom exemplo de como o conceito de crowdsourcing (produção colaborativa) pode ser usado comercialmente. O Camiseteria tem um site de venda de camisetas estampadas, mas as estampas, por sua vez, são produzidas pelos próprios internautas.

A ideia mantem a simplicidade como linha mestra. As pessoas são convocadas para mostrar seus talentos na produção artística como bem diz o slogan: “faça sua moda” . Os interessados participam de concursos nos quais são chamados a enviar desenhos de estampas. As mais votadas são escolhidas para entrarem na linha de fabricação. Os vencedores do concurso ganham um prêmio em dinheiro e crédito para compra na loja (atualmente, R$ 800,00 em dinheiro e R$ 500,00 em créditos de compras). A cada nova reedição da estampa ganha-se R$ 300,00.

Vejam que não se trata somente de ganhos financeiros que são prometidos aos vencedores. Eles veiculam seus nomes aos produtos. Vejam na foto abaixo. O lançamento das novidades está associado ao nome dos designers. Ou seja, há uma ótima oportunidade de divulgação de talentos. Decididamente uma idéia que captura a essência da participação ad hoc que caracteriza a sabedoria das massas. Vejam também o vídeo abaixo onde o empreendedor Fábio Seixas descreve o projeto (o vídeo foi patrocinado pela Microsoft, não se espantem com a propaganda). Para aqueles que acham que as coisas são fáceis e que tudo na web acontece de repente, percebam que o projeto começou em 2005.





Nenhum comentário: