Siga-me no Twitter em @vascofurtado

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

A Web Móvel Se Aproxima

Uma notícia no Estadão de 21 de agosto chamou minha atenção (veja a matéria aqui). O total de assinantes de internet rápida no Brasil chegou 10,04 milhões em junho, segundo o estudo Barômetro Cisco de Banda Larga, da consultoria IDC. Na matéria, o presidente da Cisco, fabricante de equipamentos de redes, disse que a estimativa de atingir 10 milhões de assinantes em 2010 chegou a ser considerada exagerada. Como a meta já foi alcançada, a nova previsão para 2010 é de 15 milhões. Não acho nada ambiciosa. O que mais me surpreende é outro dado da pesquisa de que a banda larga móvel (via rede celular) chegou a 1,314 milhão de assinantes, avanço de 464% sobre junho de 2006. Minha surpresa tem duas razões. Por um lado me espanta como pode haver tamanho crescimento com a péssima qualidade de serviço que as operadoras passaram a fornecer. Os gargalos de infra-estrutura não permitiram que os usuários tivessem na verdade um serviço que pudesse ser considerado de banda larga. Tivessem as operadoras o mínimo de responsabilidade em prestar um serviço de qualidade, a demanda poderia ainda ter sido maior do que os 497 mil clientes no penúltimo trimestre. A outra característica digna de registro (que não se configura na verdade em um espanto) é por esse crescimento em si. Ratifica o gosto do brasileiro pelos celulares e confirma que a web móvel (o uso dos dispositivos móveis acessando a web) será o caminho a ser trilhado por quem quer desenvolver software inovador.

Nenhum comentário: