Siga-me no Twitter em @vascofurtado
terça-feira, 26 de junho de 2007
A Cultura do Compartilhamento
Tenho sempre mencionado que a web 2.0, mais que uma inovação tecnológica, se trata de uma nova forma de viver em sociedade. O motor desta mudança é a cultura do compartilhamento. O mais surpreendente é que até bem pouco tempo a cultura reinante era a da proteção do conhecimento. O compartilhamento se contrapõe a tradicional cultura simbolizada pela “Knowledge is Power - Conhecimento é Poder”. Esta expressão encarnou o sentimento das pessoas que se viam impelidas a proteger o conhecimento que tinham e agir conforme a popular expressão “escondendo o jogo”. Quem de nós não conhece alguém que não gosta de contar os segredos que fazem sua habilidade? Isto é particularmente comum no ambiente de trabalho onde a competição faz com que as pessoas se retraiam e se sintam inseguras em compartilhar seus conhecimentos. O mundo empresarial já tem a algum tempo tentado implantar a cultura de compartilhamento através da gestão do conhecimento. Livros e mais livros descrevendo as vantagens de compartilhar compartimento surgiram juntamente com métodos, técnicas e estratégias a serem implantadas com esse fim. No entanto, há outros sentimentos que se contrapõem a essa noção de esconder o jogo e que a cultura do compartilhamento na web naturalmente evidenciou. Primeiro, trata-se de uma forma de apresentação individual. As pessoas gostam de mostrar do que gostam, pois seus gostos representam o que elas são (ou pelo menos representam como gostariam de ser vistas). Por exemplo, quando alguém compartilha o seu gosto musical ou seu gosto literário, se trata de uma forma de se apresentar aos outros. O segundo sentimento é o de reconhecimento. As pessoas se sentem bem ao serem reconhecidas como sabedoras de algo. Todo mundo tem sempre uma habilidade particular que o faz diferente, orgulhoso e requer conhecimento. A web na forma atual é o mais puro exemplo de como todo mundo tem sempre algo a ensinar a alguém. Hoje qualquer que seja o assunto que se tenha interesse em pesquisar na web, há sempre alguém que disponibilizou algo sobre esse assunto na esperança que alguém um dia se mostre interessado. Vejo também uma motivação implícita de criar uma rede de interesses em comum. Parece-me que o inerente sentimento gregário do ser humano aflora. A vontade de fazer parte de um grupo que compartilha interesses em comum. Alguns exemplos da cultura do compartilhamento na web podem ser vistos nos seguintes sites. O compartilhamento de vídeo tem em YouTube (www.youtube.com) seu representante mais típico. Os blogs são representantes da noção de compartilhamento de textos. Se pode compartilhar transparências (slides) com SlideShare (www.slideshare.com) e fotos com Flickr (www.flick.com). O compartilhamento de músicas pode ser feito com LastFm (www.last.fm), pandora(www.pandora.com), blogmusik (www.blogmusik.net), bem como com os sites tipo Napster e Kazaar. Enfim, a verdadeira revolução da gestão de conhecimento esta em curso na web e sem necessidade de maiores convencimentos!
Marcadores:
compartilhamento,
cultura,
flick,
lastfm,
pandora,
slideshare,
valores sociais,
web 2.0,
youtube
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário