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segunda-feira, 18 de junho de 2007
Bicicletas em Paris e a Cultura Ecológica
No dia 15 de Julho, dia de festa da queda da Bastilha, Paris estará começando um programa revolucionário de transporte urbano. A idéia é encorajar o uso da bicicleta para reduzir emissões de gases e reduzir os congestionamentos. A cidade estará colocando 20.600 bicicletas à disposição para aluguel de moradores e visitantes. A Empresa JCDecaux fornecerá todas as bicicletas e construirá as estações de retirada e devolução das mesmas. Ela fará um investimento de 155 milhões de euros e empregará cerca de 290 pessoas para operar o sistema. Todo o dinheiro arrecadado com o sistema será da cidade de Paris além de uma taxa de 4,3 milhões que a JCDecaux irá pagar anualmente. O contrato tem validade por 10 anos e em troca, a cidade dará a Empresa o direito de explorar os 1628 espaços públicos de outdoors. Cerca da metade desses espaços poderão ser usados pela cidade sem nenhum custo. Não posso entrar no mérito dos valores do contrato, pois não tenho base para avaliar se o mesmo está no preço ou não. O que mais me fascina são a riqueza da cooperação e a organização da cidade. Este tipo de iniciativa deve servir de exemplo para nossos governantes. Há vários aspectos que poderíamos aprender. Primeiro, devemos perceber que quando se tem uma política reguladora de uso do espaço urbano para anúncios, este passa a ser valorizado tratando-se de uma excelente moeda de troca do governo. O segundo aspecto a se aprender refere-se à forma escolhida para implementar uma política que incremente a cultura e educação ecológica. Creio que com essa medida, mais do que a quantidade de gás que deixa de ser emitido, se consegue acima de tudo envolver o cidadão no processo de preservação do meio ambiente. Isso é algo muito mais perene e que tem um valor agregado à cultura da cidade. Finalmente, trata-se de uma medida de impacto turístico. A cidade, que já é mundialmente admirada, passará a ter seus espaços urbanos ocupados por pessoas em maior número do que carros e passará a ser explorada pelos turistas de uma forma bem mais pitoresca.
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Um comentário:
acho perfeito que a cidade seja cada vez mais uma propriedade coletiva dos cidadãos. Nãoodeira ser outra,senão paris. A cultura brasielira ainda não respeita o espaços públicos.É despreparada para a circulação de bicicletas e não tem um politica de transportes coletivos costante para evitar a superpoluçao de automoveis. Quanto a publicidade penso que a forma mais inteligente do gestor público é organiza-la para que a poluiçao visula não prejudique a cidade e lucrar com ela em bnefício da propria cidade.
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