Siga-me no Twitter em @vascofurtado

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Quem Pode Saber Onde Ocorre Mais Crime em São Paulo?

"A Marginal Pinheiros é a via onde mais ocorrem crimes em São Paulo. É o que revela levantamento feito pela Polícia Militar e obtido com exclusividade (destaque meu) pelo G1”.

Semana passada o portal G1 fez uma matéria que tinha o seguinte título: “Saiba as 40 vias onde mais ocorrem crime em SP”. A referida matéria começa com o texto que reproduzi acima.

Não vou aqui refletir sobre os locais perigosos de São Paulo. Quero retomar a questão da transparência (ou melhor, da falta dela) no trata das informações sobre crimes no Brasil, em particular em São Paulo. Também na semana passada recebi a resposta da Secretaria de Segurança de SP à minha carta (publicada no blog aqui) onde proponho parceria daquela Secretaria com WikiCrimes. A resposta da Secretaria paulista foi muito cordial, mas recusou qualquer tipo de colaboração com WikiCrimes. Dizem estar estudando formas de colocar os dados em um portal da transparência do próprio Estado de SP.

Pois vejam só. Não podem por os dados disponíveis a WikiCrimes, mas podem fazê-lo com o G1?! Porque a Globo tem o direito de acesso a esses dados? Por que essa exclusividade? Incrível como essa situação beira o surrealismo. E a imprensa, eih? Faz parte desse joguinho que cria um mercado de “furos” jornalísticos com informação pública que deveria ser aberta a todos os cidadãos. A troco de que essas informações são repassadas a alguns privilegiados?

Parece que o Governo Paulista não aprendeu nada depois do caso do funcionário acusado de vender informações sigilosas e que havia comentado aqui. Por quanto tempo?

Nenhum comentário: