Siga-me no Twitter em @vascofurtado

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Apple: A Marca Mais Valiosa do Mundo


A última pesquisa da BrandsZ mostra que a Apple desbancou a Google como a marca mais valiosa do mundo. A maçã está valendo nada mais nada menos do que U$ 153 bilhões. Sem dúvida que a qualidade dos produtos e o poder de inovação da empresa são os responsáveis por este sucesso. Depois da reinvenção da forma como se escuta música com o iPod até a reinvenção da forma como navegar na web com iPad, a Apple não para de crescer.

O que é mais extraordinário, no entanto, é a forma como a Apple tem revolucionado o modelo de negócios dos conteúdos digitais e de seus próprios produtos. Ao invés de correr na busca de redução de preços e barateamento de seus componentes, a Apple está sempre inovando, gerando mais desejo e consequentemente cobrando mais.

Seus produtos não são os mais baratos em nenhum nicho. O micro da Apple é mais caro do que um correspondente concorrente, o ipod igualmente, o ipad também. Enfim, os consumidores pagam mais caro pela marca. O diretor da pesquisa BrandZ disse que a Apple se compara às marcas que vendem produtos de luxo como perfumes, artigos de couro, etc. Nesse contexto quanto maior o preço, maior o desejo do consumidor em ter o bem. Esse ciclo vai se retroalimentando e a Apple vai vendendo.

Entre as 10 primeiras marcas, seis são de informática e telecomunicação. A Google é a segunda, IBM a terceira e Microsoft a quinta. Digno de menção é a posição da China mobile que já está em nono. Facebook só está em 35 e perde para Baidu a empresa do concorrente da Google na China que está em 29.

MacDonalds é a primeira que não é da área e aparece em quarto lugar. Consegue se reinventar porque os chineses descobriram o fastfood. MacDonalds adaptou seu cardápio e vende como chuchu. Vejam o estudo complete aqui.

Nenhum comentário: