Siga-me no Twitter em @vascofurtado

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Intelligence and Security Informatics Conference – ISI

Já estou em Vancouver, onde apresento um artigo desenvolvido por Vládia, Tarcísio, Douglas e eu na Conferência Internacional de Inteligência e Informática na Segurança Pública, conhecida por ISI em função das iniciais em ingles. Trata-se de uma conferência organizada pela IEEE uma reconhecida associação que congrega pesquisadores das diversas ciências exatas (engenharias, matemática, física, computação, etc.). Já participei uma vez da ISI quando estava na Califórnia o que facilitou inserir-me na comunidade de pesquisadores mundiais que trabalham com Segurança Pública. A participação deste ano visa consolidar isso. Além da apresentação, fui convidado para organizar uma sessão de apresentações dentro da própria conferência. O programa completo da ISI pode ser obtido aqui.

O artigo que vou apresentar descreve as pesquisas que desenvolvemos para criar programas que consigam compreender um texto escrito em português. Mais especificamente, visamos, prioritariamente, compreender textos jornalísticos que descrevem crimes e assim mapear o relato da ocorrência com a devida caracterização diretamente em WikiCrimes. Esse trabalho é resultado da tese de doutorado de Vládia que tive a honra e o prazer de co-orientar com Prof. Tarcísio Pequeno. Escreverei um pouco mais sobre a conferência no Twitter. Os interessados devem seguir-me e ficar atentos.

Um comentário:

Hildeberto Mendonça disse...

Eu cheguei a trabalhar com o CCG Parser e Boxer, que consegue fazer a análise sintática e semântica de um texto, só que escrito em inglês. Dessa análise semântica é possível extrair o sujeito e o predicado, ligados pelo verbo, que acaba formando uma triple. Com essa triple, nós tentamos fazer uma busca em uma ontologia para saber se a triple fazia parte do domínio ou não. Funcionou relativamente bem, mas demorava para processar. É mais apropriado para processamento assíncrono.