Siga-me no Twitter em @vascofurtado

quarta-feira, 12 de maio de 2010

TEDxSudeste: As Palestras


Quem acompanhou o TEDxSudeste deve ter gostado. Foram palestras bem variadas. Tinha para todos os gostos. Um ingrediente essencial para um TED. Espalhar idéias era o mote principal, “colaboração para transformar” em segundo plano. Em geral as palestras conseguiram tocar os dois aspectos ou pelo menos um deles. Algumas poucas perderam esse foco, mas não deixaram de despertar interesse.

Propostas de idéias novas a serem buscadas ou reflexões sobre o contexto atual de colaboração na web estiveram presentes nas palestras de André Trigueiro que conclamou por consumo sustentável, Guto Índio que apresentou uma proposta de trem de superfície, Jaime Lerner com seu mini-carro compartilhado chamado Dock-Dock, filósofa que alertou para a necessidade de profundas transformações educacionais nesse novo século e Fred Gelli que se inspira na natureza para projetar materiais e projetos mais sustentáveis. John Perry Barlow e Gil Giardelli em suas apresentações refletiram sobre o novo mundo que vivemos. Gil foca no poder das redes e do compartilhamento. John surpreendentemente foca com enorme otimismo no potencial do Brasil. Considera-nos com a capacidade de liderar o mundo com uma mensagem diferente daqueles que lideram hoje.  

Outro grupo de apresentações descreveu iniciativas já em curso que consideram merecer difusão. Projetos sociais nas áreas de:

  • Educação com Vilma Guimarães e o uso do telecurso no Amazonas,
  • Ressocialização de detentos quando Ronaldo mostrou como ela acontece quando às pessoas é permitido sonhar de novo.
  • Micro-crédito com Jerônimo Ramos que descreveu casos de gente humilde que pode ter a veia de empreendedor fomentada
  • Inclusão digital com Rodrigo Baggio descrevendo o já consolidado trabalho que encabeça com o CDI (Comitê de Democratização da Internet),
  • Portadores de deficiência quando Teresa do Amaral foi enfática em dizer que favores acabam sendo prejudiciais ao reconhecimento de que as pessoas precisam de mais respeito.
  • Empreendedorismo Social com Kelly Michel seu Pólo de Empreendedorismo Social.
  • Segurança Pública com Rodrigo Pimentel em busca de apoio pelas Unidades Pacificadoras em implantação no Rio.
  • Crianças desaparecidas com Luis Baricelli divulgando uma ONG que trabalha nesse sentido.
  • Cultura em que Christian Rôças contou sobre o projeto Banda Larga de Gilberto Gil e Vik Muniz mostrou seus trabalhos e as ações sociais relacionadas.
  • Política onde Luiz Felipe d’Ávila descreve a necessidade de mudança de postura nossa em relação à política e à alguns políticos 

No campo da inovação tecnológica, algumas palestras buscaram mostrar o poder da tecnologia como a de Karina Israel sobre realidade aumentada ou como o interessantíssimo trabalho que une arte e computação de Russ Rive. Cezar Taurion conclamou o compartilhamento de horas ociosas dos computadores pessoais para uso em pesquisas científica.
Dois projetos, merecem, no meu ponto de vista, destaque. O Museu da Pessoa e o Doe Palavras. A primeira iniciativa foi apresentada por Karen Worcman e versa sobre um site em que são filmados depoimentos de pessoas. Estórias emocionadas e emocionantes mostram que o poder de transformação está nas pessoas. Estórias que mudam o mundo podem também mudar a nossa vida.  O outro foi apresentado por Tiago Pereira. Chama-se #doepalavras. Nela as pessoas enviam mensagens pelo Twitter para doentes de câncer. As mensagens chegam em televisões para os pacientes no hospital.
Marcelo Yuka, Andrew Essex, Sergio Cavalcanti e Pedro Franceschi descreveram suas trajetórias individuais e as particularidades que as mesmas possuem.




Nenhum comentário: