Siga-me no Twitter em @vascofurtado

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Credibilidade da Informação em WikiCrimes

WikiCrimes está com nova versão no ar. As novas funcionalidades agora contempladas atacam um dos pontos mais importantes do projeto: a credibilidade dos relatos de ocorrências.
Desde o início, sabíamos que nosso maior desafio com WikiCrimes era torná-lo confiável. Ouso até dizer que nossa missão não é somente a de ser um espaço onde as pessoas compartilham informações sobre crimes, mas também de ser um espaço confiável para tal. Um grande desafio.

Projetos que invocam a participação em massa  (crowdsourcing) como WikiCrimes subentendem que deve haver confiança radical. Ou seja, é preciso acreditar que a maioria dos usuários vai fazer a coisa certa. No entanto, o grande problema é criar formas para que os poucos que tenham interesse em fazer algo muito errado possam ser identificados e assim não consigam desacreditar o sistema como um todo.

Definimos em WikiCrimes mecanismos que permitem computar a  reputação dos usuários no sistema e estimar a credibilidade das informações por eles relatadas. Criamos instrumentos para que no relato da informação o próprio usuário busque prover informações que fortaleçam a credibilidade dos relatos de ocorrência criminal. Pode-se colocar fotos, vídeos, links e outras informações sobre a fonte de onde a informação foi coletada.

A pessoa que registra o crime deve ainda indicar pessoas que podem reforçar o relato feito. Essa última estratégia é fundamental para o estabelecimento da reputação dos usuários. Relatos que possuem confirmação de outros usuários implicam tanto no fortalecimento da reputação dos usuários (dos que realizam o relato e dos que os confirmam) como da credibilidade do relato efetuado. 

Alguns usuários que formalmente estabelecem parceria com WikiCrimes são ditas entidades certificadoras. Jornais, promotores, guardas municipais são exemplos disso. Eles têm alta reputação em WikiCrimes e os relatos de crime que registram possuem alta credibilidade. O mecanismo completo de cálculo da reputação dos usuários e da credibilidade da informação é complexo e não será objeto de descrição nesse texto. Na verdade, trata-se de nosso “pulo do gato” e é fruto de pesquisa que continuamos a desenvolver. O que é importante ressaltar é que hoje acredito que em WikiCrimes temos mais mecanismos para identificar trotes do que um sistema oficial tipo a chamada de emergência por telefone feita pelo número 190. Abaixo, vejam um gráfico que representa a evolução de minha reputação em WikiCrimes. Se quiser saber como é a sua, vá ao sistema, entre com sua conta e acesse “minha reputação”.  

Um comentário:

Wlassak disse...

Parabéns pela iniciativa! Esta é uma das formas eficientes que o cidadão tem à disposição para se proteger melhor.
É importante que as autoridades de segurança pública utilizem esta ferramenta para planejamento de suas atividades!
É com iniciativas como essa que podemos ter mais esperança num mundo mais seguro.

Thomas Wlassak
Delegado de Polícia Federal