Siga-me no Twitter em @vascofurtado

terça-feira, 13 de maio de 2008

Mais Novidades Em WikiCrimes

Uma nova versão de WikiCrimes está no ar. Primeiramente, peço desculpas aos usuários que ao tentar acessar WikiCrimes tarde da noite de sexta-feira não conseguiram acesso, pois tivemos que tirar o sistema do ar para realizar a atualização de versão. Como WikiCrimes está sendo usado por pessoas em todas as partes do mundo é praticamente impossível encontrar um momento em que não exista acessos. A solução definitiva para esse problema só virá quando tivermos recursos para termos dois servidores que funcionem em paralelo. Assim poderemos trocar a versão de um e imediatamente transformá-lo no servido principal. Se tivermos isso um dia significa que o projeto é um sucesso (do lado financeiro, é claro). Bem, a nova versão permite filtrar os crimes que foram confirmados pelos usuários. Lembrando que a confirmação de crimes é uma característica fundamental do sistema. Todo registro de crimes deve contemplar pelo menos UMA confirmação do registro. Dessa forma o informante dá mais credibilidade à informação entrada. Outra novidade de WikiCrimes é a possibilidade de filtrar crimes por entidades certificadoras. O conceito de entidade certificadora é outra novidade de WikiCrimes. As entidades certificadoras podem ser instituições ou mesmo pessoas físicas que detenham informação sobre crimes e que desejem cadastrá-la. Ao serem inscritos como tal elas terão o poder de criar seu próprio mapa de crimes através da funcionalidade de pesquisa avançada de crimes. Além disso, os mapas gerados pela entidade certificadora podem ser exportados em forma de widgets a serem instalados em outras páginas (widgets são pequenos programas que podem ser customizados e instalados nas páginas dos usuários). Para ser entidade certificadora é necessária uma atuação consistente e contínua de registro de crimes que sejam, preferencialmente, de fonte com credibilidade. São potenciais entidades certificadoras os meios de comunicação, as associações classistas, ONGs e evidentemente os órgãos públicos de segurança e justiça. A primeira entidade certificadora cadastrada em WikiCrimes é o Jornal Diário do Nordeste. Já estamos registrando todos os homicídios da região metropolitana de Fortaleza de 2008 que estavam em um banco de dados alimentado pela equipe de jornalismo policial do Jornal. Esperamos entrar numa nova fase de cadastramento de crimes com essas parcerias institucionais.

3 comentários:

Bruno Aguiar disse...

Finalmente vai acabar o monopólio das informações sobre a criminalidade pelo Estado. Agora saberemos realmente onde acontece a criminalidade.

Unknown disse...

Vasco, gostaria de dar os parabéns pelo conteúdo deste blog. É incrível como podemos encontrar coisas boas na web, basta procurar.
Cheguei até o seu blog através de uma notícia do WikiCrimes e quis saber quem era o responsável pelo site, foi de lá que consegui o link para o seu blog.

Quando me deparei com as postagens, “fui obrigado” a ler todas, desde as primeiras até a última, encontrei postagens dos mais variados assuntos.

Como busco constantemente informações de geoprocessamento e afins, se sobrar um tempo, comente algum dia a tecnologia usada no WikiCrimes e a estrutura necessária para colocar o projeto em funcionamento.

Desejo que tenha sucesso com o WikiCrimes e continue compartilhando o seu conhecimento com o mundo.

Um grande abraço,

Maurício Ouriques
mauouriques@gmail.com

Vasco Furtado disse...

Olá Maurício,
Obrigado pela mensagem. Estamos escrevendo um artigo técnico que descreve a tecnologia de WikiCrimes. Estamos vendo como coloca-lo a disposição no site. Fico de envia-lo logo, logo.