Siga-me no Twitter em @vascofurtado

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Subnotificação de Crimes Capturada pelo IBGE

A recente pesquisa de vitimização feita pelo IBGE traz várias informações relevantes. Muitas delas já foram exploradas pela imprensa como a grande  sensação de insegurança que reina em todos os Estados.

Queria me concentrar em uma outra informação e que está no cerne da motivação de WikiCrimes: a subnotificação de crimes. Diz-se subnotificação quando o número de registros de crimes feitos às autoridades é inferior ao que acontece realmente. Isso existe em toda parte do mundo, mas no Brasil havia estimativas de que ela era muito elevada. A pesquisa do IBGE veio confirmar isso.

Vejamos o que diz a pesquisa quando pessoas de 10 anos ou mais foram perguntadas se foram a Policia depois de serem roubadas. Cerca de 50% delas não notificam o fato a polícia. Para os casos de furto, esse numero ainda é maior. Chega a mais de 70% ! Veja no quadro abaixo a distribuição da subnotificação por diferentes motivos. Não confiar na polícia é a maior causa.

Em meus discursos de apresentação de WikiCrimes  sempre mencionei estimativas desses valores, mas agora tenho algo mais científico para mostrar. Fortalece minha convicção de que é preciso criar formas alternativas de captura de informações sobre violências nas grandes cidades. WikiCrimes é uma dessas formas. O estudo completo do IBGE pode ser encontrado aqui.