Siga-me no Twitter em @vascofurtado

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Spam Oficial?

Dá-se o nome de spam a toda informação indesejada que alguém recebe normalmente distribuída em massa através de correios eletrônicos. Pois bem, os internautas, desde a semana passada, foram premiados com uma novidade (uma façanha mesmo) vinda do Governo do Estado do Ceará que creio podemos chamar de spam-link ou link-spam. Todos os acessos às páginas de Órgãos do Governo do Estado estão sendo automática e obrigatoriamente redirecionadas para uma página inicial do Governo (www.ceara.gov.br). Essa página inicial possui basicamente links para a estrutura do governo, alguns serviços e muita, mas muita propaganda através das notícias sobre ações do governo. Ou seja, se o cidadão quiser acessar o site da Secretaria de Segurança, vai ter que ler umas noticiazinhas sobre as ações do Governo, se quiser acessar o portal da ciência da Funcap, vai ter que passar por lá também, multas do DETRAN, idem. Isso é ou não é spam? Você é forçado a ter informação que não solicitou. Contraria qualquer livro de interface ou manual de usabilidade que pregam a máxima de que o caminho para acessar a informação deve ser o mais curto possível. De onde será que veio essa idéia? Se tiver algum aluno meu envolvido nesse projeto, não me diga! Vou me deprimir. O fato é que as pessoas não percebem que uma das maiores características da Internet é a liberdade que ela traz aos produtores e consumidores de informação. Querer controlá-la é um erro de concepção primário. Agora, se o objetivo é de marketing, reconheço: é uma medida que dá o que falar. Só não sei se positivamente.

2 comentários:

Mário Aragão disse...

Vasco, para piorar, além do redirecionamento agora, ainda tem um banner tentando informar o desserviço. É de lascar, quando essa medida foi tomada, escrevi sobre o assunto e publiquei também um gráfico que deve ser o que o autor usa pra convencer ao gestor que assinou essa idéia.

Veja http://marioaragao.com.br/pedagio-nos-sites-do-governo/

Anônimo disse...

para verificar sua conta no site do bradesco ele abre um pop-up quando fecha o pop-up o site do bradesco e redirecionado para outro site(shopfacil)...acho muito sem noção pois quem investe mais em TI no brasil são bancos que já deveriam ter noções avançadas de usabilidade... e seus sites deveriam ser modelos de segurança e uso