Siga-me no Twitter em @vascofurtado

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Tuangr: Realizando Compras em Conjunto na Web

Tenho escrito sobre como a Internet, em particular a web 2.0, tem aberto possibilidades para o espírito empreendedor (clique aqui para ver um texto sobre o assunto). Tomei conhecimento de uma iniciativa desenvolvida aqui mesmo em Fortaleza, pela IVIA, que considero ter todos os requisitos de uma iniciativa inovadora na web. Trata-se do projeto Tuangr que permite a criação de comunidades on line para a realização de compras em conjunto e assim conseguir preços mais convidativos. A idéia é simples como toda boa idéia: procurar formar um grupo de amigos que tem o interesse comum de realizar a compra de um mesmo produto. Desta forma consegue-se um poder de barganha maior junto aos lojistas e conseqüentemente melhores preços. A prática de fazer compras em grupos não é novidade, mas realizá-la na vida real não é fácil. É difícil encontrar pessoas com os mesmos interesses, no mesmo momento. Há que se sincronizar esses interesses, o que é particularmente difícil de fazer quando se tem de um círculo de amizades reduzido. O uso da web visa exatamente resolver esse problema. A criação de uma rede de interessados em um determinado produto é facilitada, pois ela pode ser formada sem as limitações que obrigatoriamente fazerem parte de um mesmo grupo social como a distância física. Em Tuangr pessoas interessadas em fazer uma compra anunciam esse interesse, abrem um grupo de compra e anunciam o quanto se pode obter de redução no preço caso o número de participantes aumente. Há nessa idéia todos os ingredientes de uma boa aplicação na web: criatividade, cultura do compartilhamento(clique aqui para ver o que escrevi sobre isso), apelo ao efeito contágio, ineditismo e indução da colaboração. Vale lembrar, no entanto, que o sucesso deste empreendimento depende de uma série de fatores como a logística que vai suportar o cliente durante e após as compras e a qualidade das negociações com os fornecedores para se conseguir abatimentos significativos das compras em grupo. A trajetória de uma boa idéia até um empreendimento de sucesso é longa e tortuosa. Exige paciência e aprendizado contínuo. De qualquer modo, a iniciativa é, desde já, digna de elogio. Deixa-nos otimista, pois serve de exemplo de nosso potencial para empreender nesse imenso mercado global digital.

Um comentário:

Anônimo disse...

testando.....