Siga-me no Twitter em @vascofurtado

quarta-feira, 6 de julho de 2011

A Mais Fina Culinária em Portugal

Ufa! As recentes viagens me fizeram perder o ritmo das escritas que cá ponho. Estava com saudades. Só hoje, quando começo a preparar a volta ao Brasil, pude novamente me dar o prazer de escrever estas e outras linhas que lançarei em breve.

Neste fim de semana estive de passagem em Lisboa (na ida para a Irlanda). Foi uma oportunidade para voltar a explorar os restaurantes portugueses e a refinada culinária de lá.  Já havia escrito sobre o fascínio que tenho por esta cidade aqui.

Sugiro dois lugares excepcionais que tive oportunidade de conhecer. O primeiro é o restaurante mais antigo de Lisboa: o Tavares . Situado no Chiado, ele foi inaugurado em 1784, mas ainda hoje é um lugar requintado e que mantém sua frequência (nem dá para dizer que mantém a clientela J). A culinária francesa–lisboeta é única. Pode-se degustar um maravilhoso foie gras sem deixar de pedir, juntamente com um cafezinho expresso, um delicioso pastel de Belém. Igualmente os vinhos do Dão, Alentejo e cia (por terem bom preço) tornam-se alternativas interessantes aos Bordeuax e  Bourgogne (minha eterna escolha). Vejam as fotos abaixo de alguns dos pratos

O outro restaurante é de estilo mais contemporâneo: o Eleven. Situado no alto do Parque Eduardo VII, o restaurante impressiona pela vista da cidade (mesmo um pouco do Tejo pode ser visto) e pela arquitetura moderna. O chefe é um alemão radicado em Lisboa que se orgulha de ter um cardápio que varia dependendo da estação e da oferta dos produtos no mercado. O escalope de foi gras, a coquete de camarões com aspargos e o carré de cordeiro, posso atestar, são maravilhosos.

Para os amantes da gastronomia, Lisboa é cheia de opções e surpresas.

Café com Pastel de Belém e Guloseimas

Cocotte de Camarões aos aspargos

Carré de Cordeiro

Escalope de Foie Gras