Siga-me no Twitter em @vascofurtado

quinta-feira, 21 de julho de 2011

A Paixão das Torcidas: Minha Atual Paixão


Só faz pouco mais de um mês que lançamos juntamente com o iG o Torcidas Virtual, um site para mapear os torcedores dos times de futebol no Brasil sob a plataforma Wikimapps. Nesse pouco tempo, já pude provar da excitação que a paixão sentida pelos torcedores provoca.

Essa última semana os vascaínos conheceram o Torcida Virtual e se entusiasmaram. Lançaram chamadas no Orkut, Twitter e Facebook e empreenderam uma arrancada sensacional. Conseguiram chegar ao primeiro lugar saindo do 10o onde estavam. Veja abaixo a figura comparando a mancha do Vasco com a do Corinthias.

Estou acompanhando de perto (se é que se pode dizer isso, pois tudo é virtual) as discussões dos torcedores nessa campanha. Gostei de ver que eles perceberam que o Torcida Virtual é mais do que somente uma pesquisa de ranking. Ele permite identificar onde os torcedores estão distribuídos no País. Há vascaínos em toda a parte do Brasil. Vejam no mapa de manchas que o Corinthias tem uma concentração maior na região de São Paulo, enquanto o Vasco é mais nacional.

Só estamos começando e já conseguimos atingir a meta de acesso que tínhamos estabelecido. Isso nos incentiva a continuar inovando. Nosso projeto prevê o uso de técnicas de Semântica Web que já estão sendo desenvolvidas e que devem deixar o site mais atrativo para a interação dos torcedores. Bola pra frente e venham aumentar sua torcida.


Nenhum comentário: