Siga-me no Twitter em @vascofurtado

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Digital Enterprise Research Institute – DERI

Recentemente fui a Galway na Irlanda visitar um dos renomados Institutos de Pesquisa em Web na Europa: o DERI. Minha viagem fez parte de atividades de um projeto que desenvolvo, com financiamento da FUNCAP, para prospectar formas de fortalecer a cadeia de inovação em Tecnologia da Informação e Comunicação no Estado do Ceará.

A viagem, embora cansativa, pois o acesso a Galway envolve diversas conexões, foi excelente. Pude conhecer in loco a experiência inovadora de um grupo de pesquisadores que em menos de uma década conseguiu criar e consolidar um Instituto de pesquisa que tornou-se igualmente referência em inovação.

O alemão Stefan Decker, o diretor geral do DERI, contou-me sobre o desafio que se iniciou em 2004. Era um momento de muito otimismo na Irlanda. O crescimento econômico foi muito forte, em particular, o que ocorreu na área de TIC. O Governo Irlandês fomentou a criação de empresas de alta tecnologia e a Universidade de Galway aproveitou a oportunidade para criar um Polo Tecnológico, que teve o DERI como o maior representante.

Atualmente, o Instituto conta com cerca de 140 pesquisadores vindos de 50 países diferentes. Uma incubadora fornece condições para que jovens empresas nasçam e se instalem até atingirem maturidade. Com um orçamento de cerca de 50 Milhões de Euros para os próximos três anos, o DERI tornou-se também um excelente negócio para a Universidade, pois possui um potencial de captaçãoo de recursos antes inimaginável.

Vejo muitas similaridades de Galway, do DERI e nosso Estado. Isso poderá ficar mais claro com a vinda de Stefan a Fortaleza que deve ocorrer no mês que vem. Será uma ótima oportunidade para conversar com a comunidade acadêmica, empresarial e governamental sobre sua experiência e sobre como poderemos estabelecer cooperações que permitam-nos alavancar o desenvolvimento de TIC no Estado.

Nenhum comentário: