Siga-me no Twitter em @vascofurtado

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Decadência na Inovação Americana?


Estariam os americanos perdendo sua capacidade de inovar e assim manterem-se líderes mundiais? Os incrédulos de que essa característica é importante, basta ver todas as inovações tecnológicas que aparecem diariamente na Internet para perceber o quão pujante é o País nessa área.

A capacidade de inovar possui uma correlação com a política imigratória. à histórica relação que os EUA sempre tiveram com os imigrantes. A Intelligentsia americana foi fortemente originada de migrantes, judeus e orientais (incluindo Indianos), em maioria. Os governos americanos sempre induziram a imigração intelectual e contavam com o símbolo da América Terra dos Sonhos para seduzir os que buscavam um novo ambiente de trabalho e residência.

Com o passar do tempo isso quase que se institucionalizou e foi um dos fatores que levou a diminuição do interesse do jovem americano em seguir a carreira científica. Alguns crêem que houve igualmente uma queda no sistema de ensino básico americano, o que fez com que o concorrido processo competitivo de entrada nas grandes universidades americanas fosse vencido majoritariamente por alunos vindos de fora do País. Isso não parecia ser um problema. Na verdade, se tratava mesmo da estratégia principal do processo de ” imigração seletiva”. Os alunos vinham estudar e os bons “seduziam-se” facilmente pelo American Way of Life e pelas propostas vantajosas das Empresas e Universidades de lá.

Isso haveria de acabar um dia. E parece que o começo veio bem no começo do novo século. As economias crescentes da China e Índia, principais fornecedoras de migrantes , também passaram a seduzir. A crise econômica foi outro duro golpe nos EUA. O desemprego crescente por lá também está servindo para mostrar que o País do Futuro pode estar bem mais próximo à terra de nascença dos alunos migrantes. Além disso, os governos de países exportadores decidiram lançar políticas agressivas também. Os chineses lançaram um projeto enorme de aquisição cérebros a ser executado em cinco anos. Em 2008 começaram um projeto para contratar  2000 cientistas estrangeiros e trazer de volta para casa cerca de 1000 cientistas  chineses que haviam deixado o País. Cerca de U$150 milhões estão sendo aplicados para esse fim. Não esquecer que isso tudo deve ser feito juntamente com investimentos fortes no atual sistema educacional. 

Nenhum comentário: