Siga-me no Twitter em @vascofurtado

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Governo Aberto, Pero No Mucho: A Timidez Paulista


A grande mídia deu espaço considerável a duas ações relacionadas a governo aberto na semana passada, mas parece não ter percebido a diferença de dimensão entre elas.

Uma notícia se referia ao fearsquare surgido na Inglaterra. A partir dos dados da Policia Britânica, o Lincoln Research Center  fez um aplicativo para celular que permite ao usuário, após um check-in no FourSquare, saber o do nível de periculosidade da região. Algo similar com o que já fazemos em WikiCrimes Mobile nos telefones iPhone e Android. Temos uma funcionalidade que chamamos de “Aqui é Seguro” (o “aqui” refere-se ao local onde o usuário está naquele momento, local este identificado pelo GPS embutido no telefone).

A outra notícia se referia à decisão do governo de São Paulo em publicar a estatística criminal mensal por distrito policial. É um avanço, não há como negar, mas muito tímido. Aplicativos como FearSquare e WikiCrimes precisam de dados em uma granularidade muito menor do que as estatísticas liberadas pelo governo de São Paulo. Esses aplicativos têm o objetivo de dar informações precisas ao cidadão sobre uma determinada área na qual ele se encontra. O que adianta ele saber que uma área de 10km2 onde ele está no momento a criminalidade é alta? Vai fazer o quê? Só chorar.  Se ele sabe que um determinado quarteirão é perigoso, a capacidade de tomada de decisão é muito mais ampliada.

Fearsquare  usa os dados da Policia Britânica que é de granularidade a nível de ocorrência individual. Tim Berners Lee, o inventor da web, costuma dizer que precisa-se abrir os dados brutos. Usa a expressão “Raw Data Now” (dados brutos agora!). Os ingleses abrem totalmente seus dados e dizem crime por crime onde ocorreram. WikiCrimes também usa esses dados além dos dados informados pela população. 

O governo de São Paulo, embora de forma louvável tenha dado um passo adiante nesse processo, perdeu uma ótima oportunidade de fazer o certo logo de uma vez. Sua atitude só mereceria elogios. Mas é incrível como nossa cultura é difícil de ser modificada!  E eu aqui no meu lado com WikiCrimes, atento e paciente. É só questão de tempo. Mas como demora!

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu Amigo,

Vou aproveitar esse espaço virtual para parabenizar você.
Não é pelo seu aniversário hoje, 20/04, mas pela contribuição que você te dado a todos que leem ou ouvem seus escritos e suas palestras.
EU tenho sido privilegiado por ser seu amigo e, além de ler e ouvir, também dialogar com você.

Um abraço e parabéns

Luis Eduardo de Menezes Lima

Vasco Furtado disse...

Puxa vida! Que grande presente de aniversário.
Muito obrigado,
Vasco