Siga-me no Twitter em @vascofurtado

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Dilma Facts by Folha

Mais uma nova reação popular no Twitter surpreende. Depois do Cala Boca Galvão o Dilma Facts by Folha está a ganhar manchetes inclusive da imprensa tradicional. Tudo isso acontece depois que a Folha de São Paulo colocou recentemente em primeira página a manchete Consumidor de luz pagou R$ 1 bi por falha de Dilma. A matéria mostra que o Tribunal de Contas da União identificou esse desperdício na época em que Dilma era  ministra de Minas e Energia. O desperdício veio pelo fato de se ter  isentado de imposto mais usuários de energia do que o devido (veja a explicação da própria Dilma abaixo). Por exemplo, muitas casas de veraneio que tinham consumo abaixo de 80Kva foram isentas de imposto como se fossem residências de pessoas de baixa renda. A folha diz que o  TCU alertou Dilma três vezes sobre o erro, mas ela não tomou providências.

A onda contrária à manchete, considerada exagerada e oportunista por alguns, veio pelo Twitter na forma de ironias caracterizada pela hashtag #DilmaFactsByFolha (fatos de Dilma Segundo a Folha).
Para os que não são familiarizados com o Twitter uma hashtag é um termo precedido de # que serve para facilitar a pesquisa de assuntos relevantes. Por exemplo, se você quiser associar sua mensagem (cada intervenção de 140 caractares no sistema) a um assunto de interesse popular, como as eleições no Brasil, poderá juntar a hashtag #eleiçõesBrasil ou #eleições a sua mensagem. O número de pessoas a usarem uma mesma hashtag, influencia diretamente a possibilidade desse assunto ser considerado popular pelo Twitter (o chamado, trending topic).
Esse tipo de reação ilustra o já conhecido senso de humor brasileiro que encontrou no Twitter seu veículo ideal. Diz-se muito com pouco. Muitas pessoas entraram na brincadeira, mesmo sem saber do que ela se tratava. Foram simplesmente repassando a mensagem (“retuintando”). Fiz um apanhado de algumas ótimas tiradas irônicas de manchetes da Folha. Vejam:
- Folha apura que Coliseu de Roma é mais uma obra inacabada do PAC.
- Quando Dilma entrou no Mar Morto, ele não estava nem doente.
-  Serra lamenta: a Dilma me indicou o Shampoo.
- Dilma Rousseff inventou a vuvuzela.
- Erro nos cálculos de Dilma provocaram a inclinação da Torre de Pisa.
- Dilma coordenou a morte de Jango para colocar a culpa nos militares.
- Dilma indicou remédio para Vanusa


Nenhum comentário: