Muito interessante a notícia que descobri via @c_reginaldo de que o Globo tinha escrito uma matéria sobre quantos eram os seguidores (no Twitter) em comum dos candidatos Marina, Plínio, Serra e Dilma. O site Who Follow Whom (Quem segue quem?) mostra que há pouquíssimos seguidores comuns a todos os candidatos. Por exemplo, há somente 132 seguidores em comum de Dilma e Serra (ou seja, aqueles que seguem Serra e também seguem Dilma).
Percebam que Dilma (@dilmabr) possui cerca 164.700 seguidores. Serra (@joseserra_) por sua vez tem cerca de 359.200 seguidores. Menos de 0,05% seguem os dois. Tem muito pouca gente querendo “escutar” as propostas dos dois, não? Isso fortalece um sentimento que tenho de que o debate na Internet, em particular nas redes sociais, tem sido marcado por posições muito radicais e inflexíveis. Os eleitores atuantes nas mídias sociais agem como torcedores de um time. Já decidiram quem será seu candidato, só escutam o que ele (o candidato) diz e vibram com cada palavra. Preferem inclusive quando as palavras são agressivas e criticam fortemente o campo adversário. Não é a toa que estão a se degladiar pela web.
Mas não são somente os eleitores comuns que tomaram essa postura. Há uma gama de jornalistas com muito espaço midiático que adotaram linha semelhante já há algum tempo e que agora tornaram-se os símbolos desse jogo. Diogo Mainardi, Reinaldo Azevedo e Luis Nassif defendem com tanto ardor seus campos que tornaram-se fonte de informação para torcedores e não eleitores.
Agora, outra informação relevante que pode ser encontrada no site é sobre quem os campos de Serra e Dilma seguem em comum. Os jornalistas Ricardo Noblat e Cristina Lobo estão entre os oito moicanos que o Twitter de Serra e Dilma seguem comumente. Tento para os mesmos. Creio ser uma forte indicação de credibilidade. Eu não seguia nem um nem outro, decidi fazê-lo.
E você blogueiro, jornalista ou não, que estratégia decidiu seguir? Para ajudar, segue abaixo o ranking dos seguidores destes cinco que acabei de mencionar. Não que número de seguidores seja uma métrica representativa de influência, mas serve como referência inicial.
Mainardi possui cerca de 65.100
Noblat cerca de 47.700
Nassif cerca de 22.500
Cristina cerca de 14.900
Azevedo cerca de 11.880
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