Siga-me no Twitter em @vascofurtado

segunda-feira, 19 de abril de 2010

WikiCrimes Social no Ning


criadores do NING (oriundos do Vale do Silício) apostam no fato de que as redes sociais focadas em assuntos específicos vão ser de mais em mais usadas. Essa é, aliás, a mesma aposta que fazemos comWikiMapps.
O NING lançou, há cerca de dois meses, um concurso para o desenvolvimento de mini-aplicativos para serem integrados nas redes sociais criadas na sua plataforma. Decidimos participar. Já tínhamos experiência no desenvolvimento de aplicações para o Orkut e achamos que poderíamos ser competitivos. Esse trabalho ficou sob responsabilidade do mestrando da UNIFOR Carlos Caminha que, em seu trabalho de final de curso, já havia desenvolvido para o Orkut.
Carlos desenvolveu o que passamos a chamar de WikiCrimes Social – um mini-aplicativo onde os usuários de uma rede social podem alertar os amigos de crimes e regiões perigosas com o uso de um mapa.
Ontem tivemos a grata novidade de que  WikiCrimes Social havia sido escolhido vencedor na categoria gestão pública (havia três categorias as quais os competidores podiam se inscrever). Não consigo esconder minha satisfação pela vitória. Soma-se à outras igualmente importantes. Carlos é, sem dúvida, merecedor do prêmio (U$ 3000,00 !!)pelo entusiasmo e dedicação com que vem desenvolvendo suas atividades de pesquisa e de desenvolvimento. Agora, além de seu merecimento, essa vitória é simbólica. Consolida o Laboratório de Engenharia de Conhecimento como um ator reconhecido nacional e internacionalmente no desenvolvimento de inovações. O reconhecimento vem de todo o País como demonstra os convites para palestras e parcerias que temos recebido.
Desde minha volta do pós-doutorado decidi andar em duas vias: a da pesquisa e da inovação. Ser bom em uma dessas coisas já é difícil. Sê-lo nas duas, aqui no Nordeste, e no Ceará então ! Acho que já mostramos o nosso potencial de crescimento. Creio que isso se deve pelo fato de termos encontrado sinergia entre as duas vias. Se alimentam mutuamente e nos ensinam, cada uma delas, a todo momento. Mas, acima de tudo, tenho que mencionar que o fator chave é ter jovens motivados, dedicados e qualificados. Meu trabalho é mantê-los assim e fazê-los acreditar que podem bem mais do que acham que podem. Dá trabalho, mas recompensa.

Nenhum comentário: