Siga-me no Twitter em @vascofurtado

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Ipad: Oportunidade para desenvolver inovações


Essa semana a  Apple começou a vender nos EUA o  iPad, o computador pessoal em formato de prancheta (tablet) que acredita ser a maior inovação tecnológica dos últimos anos (dito pelo próprio Steve Jobs). O exagero que cerca o momento da venda inicial é oriundo principalmente pelas matérias de sites de tecnologia que tratam da novidade como os  Paparazzi que cercam as celebridades. O popular site  Mashable, por exemplo, colocou fotos das pessoas saindo da loja da Apple em Nova York. Pode?
Independentemente desses exageros, acredito que o iPad se apresenta como um verdadeiro espaço de inovação. O sistema operacional do iPhone será usado no iPad e as aplicações para esse telefone são suficientes para mostrar o quanto é possível desenvolver programas que incorporem novas funcionalidades de interação humano-computador. No entanto, os desenvolvedores de software para iPhone ainda tinham uma frustação: a tela do celular que é muito pequena. Por mais que as inovações estejam presentes e a interação agradável, ainda faltava espaço. Não falta mais. Esse espaço vem no iPad.
Alem de ser um equipamento projetado para não especialistas em computadores, o iPad vai abrir espaço para aplicações de lazer com a interação multi-toque típica do iPhone. Percebam que no iPad será possível ter dez pontos de interação multi-toque. Ou seja, o usuário pode interagir com as duas mãos ao mesmo tempo na tela do iPad. Só isso abre uma enorme gama de possibilidades de aplicações inovadoras. Vejam o Piano Mágico (Magic Piano) da  Smule e o aplicativo da Yahoo! Para mostrar notícias nos vídeos abaixo.
E olhe que ainda existem limitações no  iPhone OS que o impedem de desenvolver aplicações multi-tarefas. Creio que a Apple logo, logo resolver isso. Quando isso ocorrer, até mesmo o Snow Leopard (SO para desktops) estará com os dias contados. Alguns apostam que o SO do iPhone vai se tornar o padrão da Apple. Por enquanto, acho que todo desenvolvedor de software tem por obrigação experimentar desse novo paradigma. Se vai vingar exatamente como é hoje, não sei, mas que vai ser fator determinante de mudanças por algum tempo, creio que vai.


Nenhum comentário: