Siga-me no Twitter em @vascofurtado

segunda-feira, 22 de março de 2010

QR Code em WikiCrimes



Os mais observadores podem ter percebido no texto da semana passada em que falei das novidades de WikiCrimes um símbolo de um QR Code na janela de envio de alertas de locais perigosos. Essa é outra grande novidade de WikiCrimes e que queremos explorar fortemente a partir de agora.

Já havia mencionado o que era o QR Code, mas para os que não conhecem o conceito aqui vai uma breve introdução. Trata-se de um código (como um código de barras) que pode ser lido por câmeras de baixa resolução como as dos celulares. QR vem de Quick Response (Resposta Rápida). Foi inventado pelos japoneses há cerca de quinze anos, mas como tem limitações para representar textos grandes (normalmente só representa 100 caracteres), não tinha encontrado muitas aplicações. Só agora começa a ter maiores utilidades, pois como os celulares começam a popularizar o acesso à Internet, os QR Codes podem representar links para web, o que facilita o acesso aos mesmos sem necessidade de digitação ou memorização.

É exatamente esse o uso que estamos dando ao QR Code em WikiCrimes. O usuário pode gerar um link que mostre uma área de WikiCrimes e representá-lo por um QR Code. O código pode assim ser impresso e o papel com o mesmo pode ser colocado em qualquer lugar (normalmente, esperamos colocá-los no mesmo local a que se refere o link). Qualquer pessoa, pode assim, de seu celular, ler o código e acessar automaticamente o link na Internet. Será uma espécie de placa “Saiba sobre a segurança daqui” de forma eletrônica. Começaremos a distribuir esses códigos em Fortaleza juntamente com outro projeto que estamos concebendo com colegas publicitários (mas que falarei mais em outra oportunidade).

Lembrem-se dos requisitos que você deve cumprir para conseguir lê-lo:
- Um leitor de QR Code no seu celular (você pode baixá-lo aqui)
- Um celular que acesse a Internet
- Um celular com câmera filmadora ou fotográfica.

Agora, já sabem, se ao andar por Fortaleza, virem um QR code desse espalhado pela cidade, usem seus celulares pode ser indicações de locais perigosos.

Acessem WikiCrimes e gerem QR Code das áreas que quiser alertar. É o mesmo procedimento que descrevi no texto passado. Para começar a se exercitar, “leiam” o que está acima desse texto e vejam como ele funciona. Quem me diz que área o código representa?

2 comentários:

claudiodesa disse...

Moleza :P
neste local houveram 11 roubos, 2 furtos e 21 outras ocorrências de violência entre 07/02/09 e 16/03/10 nas imediações do alto da balança. muitop legal e facil de usar, recomendo.

Anônimo disse...

Asim que vc tirar seu celular para "ler"o QR Code aparecerá um marginal e levará seu aparelho...

Ah e o q dizia o QR Code?

"Área perigosíssima!"