Siga-me no Twitter em @vascofurtado

quarta-feira, 31 de março de 2010

Novidades em WikiMapps


A partir dessa semana estaremos lançando novas funcionalidades em WikiMapps. Desde que o conceito e o site foram lançados, mais de 300 mapas interativos foram criados. Percebemos que muitos não chegaram ao término e não passaram a ser efetivamente usados. Sentimos que nem todos compreendem que um WikiMapp não é o mesmo do Google Maps. Um Wikimapp é um espaço para colaboração e/ou interação. As pessoas podem participar para colaborativamente cumprir um objetivo comum ou podem usar os marcadores no mapa para interagirem. No entanto, compreendemos que a comprensão dessa ideia só poderá ser facilitada quando mais funcionalidades que exprimissem o conceito estiverem presentes. Por isso estamos começando a lançá-las.
Algumas das novas funcionalidades são:
Na primeira versão de WikiMapps os marcadores eram somente pontos representados por ícones. Agora sera possível marcar uma área através de um polígono ou somente uma linha. Dessa forma, sera possível representar um bairro ou uma rota, por exemplo.
Outra nova possibilidade é a de definir diferentes tipos de marcadores. É assim possível, em um mesmo mapa, marcar uma pessoa, um estabelecimento, um evento ou uma denúncia. Dessa forma, o projetista do mapa interativo (wikimapp) terá mais possibilidades de criação.
Percebemos ainda que existem usuários que querem criar um marcador, mas deixá-lo restrito ao seu próprio controle. Ou seja, pode-se ter uma marcador que será criado somente pelo administrador do mapa. Além disso, é usual definir marcadores que tenham uma data de expiração. Por exemplo, um evento como um comício ou um concerto tem data para acontecer e depois disso devem ser apagados do mapa. O projetista do Wikimapp pode agora criar esse tipo de marcador.
Essas mudanças já estão disponíveis na web e todas são gratuiatamente disponíveis aos usuários. Estaremos, nos próximos dias, liberando novas mudanças que referem-se à capacidade de interação dos usuários nos mapas e com a capaciade de agregrar novas informações aos mapas pelos projetistas. Fiquem atentos.

Um comentário:

Bruno de Oliveira Magalhães disse...

Quando houver integração com os CMS´s Drupal, Wordpress e Joomla, vai ficar ainda mais interessante.