Siga-me no Twitter em @vascofurtado

domingo, 28 de março de 2010

Marcadores com Associações

Mais novidades em WikiMapps. No final de semana, lançamos uma nova versão do site. Fizemos uma das maiores modificações, desde que Wikimapps foi lançado, na direção de prover cada vez mais aos mapas gerados, características que promovam interatividade e colaboração entre os usuários. Vale lembrar que um WikiMapp envolve os conceitos de colaboração e interação em mapas.

Um marcador é o que representa o conceito a ser mapeado. Pode ser um evento, uma pessoa, um estabelecimento, etc. O que WikiMapps está agora permitindo é que os usuários possam se associar a um marcador. Essa associação assume o significado que o projetista do mapa quer fornecer. Isso é definido na hora do projeto do WikiMapps. Por exemplo, em um mapa usado para mapear jogos de futebol, um marcador pode ser um jogo específico e os usuários podem se associar ao marcador dizendo que vão ao jogo. Pode-se assim pesquisar, para um determinado marcador, quem vai ao jogo e inclusive descobrir quem são os amigos ali associados.  

Um exemplo interessante de como isso está sendo feito pode ser visto abaixo no mapa desenvolvido para identificar as escolas que possuem alunos que vão participar das Olimpíadas Brasileiras de Química (OBQ). No WikiMapp OBQ, os coordenadores da Olimpíada e as escolas começam a ser mapeadas. Os alunos que vão realizar as provas se inscrevem nas escolas e podem interagir com os coordenadores e com os outros participantes. Vejam abaixo como fica a janela de interação nesse caso.



Nenhum comentário: