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segunda-feira, 24 de março de 2008
Ranking de Redes Sociais
O recente levantamento da Compete que descreve as redes sociais mais visitadas no mês de fevereiro de 2008 nos dão uma dimensão do quanto é extraordinária a popularidade desses sites. Para se ter uma idéia, Orkut que é considerado um fenômeno de popularidade no Brasil, só se encontra em décimo-segundo lugar entre os mais visitados. E a diferença é bem significativa como pode ser vista no quadro acima. Outra conclusão que já era sentida pelos pais de adolescentes brasileiros é que a razão entre numero de acessos e de visitantes de Orkut é a maior de todas. Ou seja, o pessoal que visita o site vive nele o tempo todo. Ressalte-se ainda algo não considerado no levantamento de que fevereiro é um mês ímpar para o contexto brasileiro devido ao carnaval. O acesso a web diminui sensivelmente pelo menos durante cinco dias, pois o pessoal decididamente está mias interessado em redes sociais, digamos, menos virtuais. O crescimento de Facebook, que é o único em condições de ameaçar MySpace, foi claramente identificado na pesquisa. Comparado com o mesmo mês de 2007, Facebook cresceu 77% enquanto MySpace estacionou. Agora, o mais surpreendente é o surgimento de Fubar (www.fubar.com) que cresceu 3.272.217% em um ano! (lá se vem mais um milionário americano devido a web). Fubar é um site de redes sociais com uma proposta um pouco diferente. Ele se considera um bar e propaga que é o melhor local para se ter encontros casuais como happy hours e tomar “uma dose” (virtualmente, é claro). A metáfora das bebidas está a todo momento presente na proposta de Fubar. Um rapaz que quiser paquerar pode,por exemplo, “oferecer um drink” a um membro da comunidade que estiver no bar e assim começar um relacionamento. Será que isso pega aqui no Brasil? Pelo menos tem a vantagem de que dá para dirigir depois de ter ido ao bar, tomado todas, e ainda não ter ressaca.
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