Siga-me no Twitter em @vascofurtado

domingo, 28 de julho de 2013

Francisco Certo na Hora Certa



Impossível dissociar uma liderança do contexto em que ela nasceu e floresceu. O Papa Francisco é um exemplo muito claro disso. Incrível com em tão pouco tempo de papado ele já mostrou-se carismático a ponto de ser idolatrado, não somente pelos fiéis que sempre veneram a figura papal quem quer que ele seja, mas principalmente como líder político global. Conhece como ninguém a pobreza sulamericana e o luxo do Vaticano.

O que me intriga é que sua mensagem de austeridade, simplicidade, desapego de bens materiais e etc. não é nova. A Igreja Católica a professa desde Cristo. Porque então essa impressão de que o Papa traz uma mensagem nova?

Vejo, pelo menos, duas explicações. A primeira está na própria figura do Papa. Começou sua gestão com gestos simbólicos que mostraram que aplicaria a si mesmo o que pregava. Ou seja, liderar pelo exemplo. Se o discurso de desapego ao luxo, humildade e austeridade é milenar, a prática da Igreja durante esse tempo nem sempre é condizente com isso. Ele começou mostrando que quer mudar isso. Vai conseguir levar adiante a níveis significativos? vamos esperar que sim.

A segunda explicação está no contexto econômico global dos dias atuais. A crise provocada em grande parte pela ganância induzida pelo sistema capitalista é ambiente fértil para uma mensagem diferente: uma segunda via. A ecologia, o consumo consciente, o combate às desigualdades estão entre os conceitos que emergem e convergem naturalmente para uma mensagem “franciscana” (nos dois sentidos).

Obama, durante um certo tempo, parecia ser esse líder. Não conseguiu deslanchar. Será  Francisco o escolhido? E será que ele quer?

2 comentários:

Regina Estela disse...

Vasco, excelente reflexão! Fez-me entender melhor o que sinto ao ver o Papa. Realmente existem Leis e doutrinas que são feitas e citadas por muitos, mas não praticadas. O Papa Francisco fala através dos próprios exemplos. Essa é a diferença!
Quanto se ele pretende ser o próximo líder, acho que está longe de seu pensamento. Quer somente ser ele mesmo e levar a mensagem de justiça, responsabilidade e fé ao mundo. Em um encontro com crianças, vídeo no youtube, fizeram-lhe a seguinte pergunta:

Querias ser Papa? Ele lhe respondeu sorrindo: Tu sabes o que significa uma pessoas que não gosta de si mesma? Uma pessoa que quer ser Papa? Deus não o abençoa... e eu nunca quiz ser Papa.

Anônimo disse...

Quando temos sangue derramado, através de uma justiça, injusta nos tempos atuais, e isto pela última vez no inferno, assim e somente assim temos a definição da maior de todas as profecias.