Siga-me no Twitter em @vascofurtado

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Uma Visão do Investimento em Saúde dos Municípios Cearenses


Dando continuidade à divulgação dos resultados das atividades realizadas na quinta-feira 9 de dezembro, quando do dia Internacional Contra  a Corrupção, venho agora mostrar o desempenho dos municípios cearenses na área da Saúde. Relembro que as atividades foram realizadas no Laboratório de Engenharia do Conhecimento na UNIFOR juntamente com técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e jornalistas.

Vejam abaixo dois gráficos de resultados que obtivemos ao explorar os dados de empenho dos municípios na função Saúde. Calculamos o gasto em saúde per capita, a partir da população de cada município divulgada pelo IBGE. O primeiro gráfico mostra os dez municípios que mais investiram per capita em saúde no ano de 2010. O segundo mostra os que menos investiram. 



2 comentários:

Mário Aragão disse...

Oi Vasco, acho que as imagens estão invertidas, 10 menores em cima e 10 maiores embaixo, ao contrário do que diz o texto.

Parabéns pelas iniciativas, estou usando os números do TCM, vou tentar transformar em bons indicadores e mapas temáticos.

Unknown disse...

Prezado professor Vasco,
Tenho interesse de obter acesso ao sistema do TCM aprendendo com sua didática e sistema de informação.
Atenciosamente
eldergurgel@gmail.com