Siga-me no Twitter em @vascofurtado

terça-feira, 10 de março de 2009

Nunca na História Desse País...

Há quase um ano atrás, esse havia sido o título de um texto nesse blog (acesse-o aqui). Nele eu falava do quanto o setor de Ciência e Tecnologia brasileiro estava sendo inundado de dinheiro. Acreditava (e ainda acredito) que isso nunca havia acontecido. Meu objetivo aqui, infelizmente, não é tão positivo. Não posso deixar de refletir sobre o quanto a política brasileira chegou a níveis insuportáveis de nojeira. Sarney, Calheiros, Temer e agora Collor, tudo isso com o endosso do governo, é decididamente, de fazer nojo. Não há dúvida que Lula é um fenômeno eleitoral e que sua pessoa estará para a história desse País. Agora, não tenho dúvidas de que a contribuição para enlamear mais ainda o Congresso Nacional de seu governo, do PT e de tantos outros “esquerdistas” que buscavam se distanciar da pasmaceira que era a política brasileira (ou pelo menos diziam isso) é também inédita. O governo Lula e o PT conseguiram gerar um sentimento cada vez mais forte de que os políticos e a política brasileira são decididamente sem saída. A capitulação deles ao PMDB e aliados é um marco no País. Aqueles que se diziam guardiões da moralidade se tornaram os guardiões dos vilões. Teremos força para reverter isso? Não sei. O cidadão comum tem a sua disposição todos os argumentos que precisa para racionalizar toda e qualquer atitude não compromissada com os governos e com a sociedade. Nossa classe política é capaz de ser usada como argumento para perdoar todos os pecados. Lembro que uma das características marcantes dos golpes de Estado e tomada de poder por vias antidemocráticas é a fraqueza inconteste das instituições representativas da vontade popular. A postura de Lula face a tudo isso, me parece ainda mais simbólica. Vem-me a tona a dúvida sobre o quanto isso parece motivar sentimentos autocráticos (a la Chavez). Afinal de contas, no Brasil de hoje, estaríamos mais próximos de um golpe de estado de direita ou de um golpe branco que promovesse a permanência de Lula? Talvez esteja exagerando, mas a desilusão com a política faz-me realmente ver (o que espero ser somente) fantasmas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Omissão de função ou cargo deveria ser um crime!!